domingo, 25 de abril de 2010

Sangue Furtivo (Charlaine Harris)

Tranquilidade parece ser um estado desconhecido no mundo de Sookie Stackhouse. Com a transformação de Jason e os acontecimentos passados ainda bem presentes, dificilmente a situação poderia tornar-se mais difícil... Mas um atirador furtivo começa a atacar metamorfos e as suspeitas caem inevitavelmente sobre o seu mais novo elemento, o que deixa Sookie com um novo mistério para resolver.
Como tem sido característico desta série, uma escrita simples, um sentido de humor delicioso e um ritmo de acontecimentos simplesmente viciante são os grandes pontos fortes deste livro. À medida que a autora desvenda novos elementos do mundo sobrenatural, as aventuras de Sookie tornam-se progressivamente mais interessantes e, ainda que a protagonista em si não seja o tipo clássico de heroína, existem várias personagens fascinantes ao longo desta série. Neste livro, a autora opta por afastar-se um pouco mais do ambiente dos vampiros, apesar de, como não podia deixar de ser, depois do sucedido no volume anterior, Bill e Eric continuarem a marcar presença. Em Sangue Furtivo, temos um maior desenvolvimento das capacidades dos metamorfos e um desenvolvimento intrigante da comunidade lobisomem, com a revelação mais completa das suas hierarquias e rituais. Na verdade, é junto dos lobisomens que se desenvolve o que foi, para mim, o momento mais marcante deste livro.
No respeitante a Sookie, os pretendentes e interessados continuam a surgir e, ainda que este aspecto não seja demasiado exaustivo neste livro em concreto, é inevitável a sensação de uma certa dispersão nesse sentido. Torna-se difícil "apoiar" um deles quando, a cada novo volume, nos é apresentado um novo candidato. Ainda assim, não é um aspecto que perturbe a leitura e o ritmo de acção compensa amplamente o lado menos agradável desta questão.
Um pouco menos irresistível que o volume anterior, Sangue Furtivo não deixa de ser, ainda assim, uma boa leitura. Leve e acessível, entretém, envolve e diverte na medida certa e, por isso, não desapontará os leitores que acompanham esta série. Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário