quinta-feira, 30 de maio de 2013

Confissões de uma Suspeita de Assassínio (James Patterson)

Os Angel nunca foram uma família normal. Maud e Malcolm sempre exigiram o máximo aos seus filhos e nunca foram propriamente expressivos nas emoções, mas a relação entre todos manteve-se pacífica, apesar de tudo. Mas aproxima-se uma mudança radical na vida de Tandy Angel e dos seus irmãos. Subitamente, a polícia bate-lhes à porta e Tandy descobre, da pior maneira, que os pais estão mortos no quarto. E que ela e os irmãos são os principais suspeitos. A única solução parece ser seguir as pistas e investigar o crime de que é acusada. Mas, à medida que segue novas possibilidades, Tandy descobre muito mais que a identidade de um culpado. Descobre os segredos mais profundos da família... e a forma como estes ditaram a sua própria natureza.
Narrado na primeira pessoa por uma protagonista jovem, este livro chama a atenção, em primeiro lugar, pela conjugação entre o mistério em torno do crime a uma vida familiar bastante disfuncional, mas não inteiramente caótica. Estes dois elementos criam um interessante contraste, ao mesmo tempo que se complementam, contribuindo ainda para colocar a protagonista e os irmãos no topo da lista de suspeitos. Esta questão, de quem é o responsável das mortes e se é realmente um dos irmãos, surge desde os primeiros capítulos e permanece presente até ao final, sendo uma de várias razões para que este livro viciante.
Também o ritmo do enredo contribui para fazer deste livro uma leitura compulsiva. A habitual escrita directa e os capítulos curtos conjugam-se com um enredo em que há sempre alguma coisa a acontecer, seja uma nova acção por parte da polícia, seja um novo segredo a ser revelado. Além disso, de todo este mistério - do das mortes e do da estranha gestão familiar dos Angel - surgem várias possibilidades interessantes, quer no que diz respeito às experiências de Malcolm, quer nos mistérios do passado dos quatro irmãos.
Há, também, várias perguntas sem resposta, como seria de esperar, sendo este o primeiro volume de uma nova série. De todas estas questões em aberto, fica, por vezes, a impressão de que alguns aspectos poderiam ter sido mais desenvolvidos já neste início de história, mas também um bom conjunto de possibilidades para o que poderá ocorrer a seguir. A curiosidade em saber o que vem depois é, por isso, muita, já que, ainda que o mistério central seja desvendado, fica ainda muito para explorar no mundo dos Angel.
Intrigante e agradável, esta é, pois, uma história que, mesmo sem dar todas as respostas, cativa pela conjugação de uma vida familiar bizarra com um mistério que precisa de ser resolvido. Uma leitura viciante e interessante, e um início muito promissor. Gostei.

1 comentário:

  1. Ola,
    Pareceu me bastante interessante a leitura. Apressei me em seguir te.

    ResponderEliminar