sábado, 6 de abril de 2019

Clube de Combate Feminista (Jessica Bennett)

Olhamos para o mundo e queremos pensar que os tempos mudaram, que as mulheres conquistaram os mesmos direitos e que essa coisa do sexismo é algo que ficou para trás. Mas olhamos com atenção e vemos o presidente de um grande país que se gaba de agarrar as mulheres pela... Olhamos para as estatísticas da violência doméstica - e para as caixas de comentários dos jornais - e vemos que há um longo caminho a percorrer. E olhamos para os dados do mundo do trabalho e concluímos que, ainda que talvez de forma mais subtil, o sexismo continua bem vivo. Como combater isto, então? Com a ajuda e solidariedade de outras mulheres (e homens também) e seguindo alguns - ou todos - dos muitos conselhos preciosos contidos neste livro. Que talvez não resolva todos os problemas, mas é um belíssimo ponto de partida.
Mais do que as estratégias e conselhos apresentados ao longo deste livro, que são muitos e bons, uma das primeiras qualidades a emergir desta leitura é a muito agradável sensação de não se estar sozinha. A autora escreve, acima de tudo, para outras mulheres que possam estar a passar dificuldades, o que cria uma sensação de compreensão imediata, ao mesmo tempo que consegue realçar as muitas dificuldades para aqueles que não estão - ou não têm - de passar por elas. O resultado é um livro imprescindível para todos os leitores interessados em promover uma genuína igualdade.
Mas passando à estratégia. Alguma vez leram um livro de auto-ajuda e ficaram com a sensação de que "isto parece demasiado fácil"? Bem, isso não acontece aqui. Na verdade, a autora tem o condão de sublinhar todas as dificuldades existente - até porque é inevitável encará-las. Depois, parte daí para apresentar conselhos e formas de agir, principalmente a nível profissional, mas também aplicáveis a outras áreas da vida. E abrangendo questões tão amplas e distintas como a capacidade de negociação, as formas de falar em público, a interacção com colegas e superiores e, claro, a forma como as opiniões e os estereótipos condicionam a progressão.
Como podem ver, são temas sérios e tratados com toda a seriedade que merecem. Mas também com um toque de leveza e humor que, além de tornar a leitura mais fácil, consegue também desdramatizar um pouco sem minimizar a importância dos factos. Para isto contribuem também as ilustrações, que parecem encaixar na perfeição com o tom que a autora confere à sua escrita. Divertida, despreocupada, mas muito precisa na análise das coisas que realmente importam.
Muito útil, muitíssimo pertinente e, claro, uma leitura deliciosa, este livro acaba por se revelar uma verdadeira pérola. E, por isso, e por todas as razões, uma leitura imperdível para todos. Mas todos mesmo.

Autora: Jessica Bennett
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário