sexta-feira, 26 de abril de 2019

Y - O Último Homem: Um Pequeno Passo (Brian K. Vaughan, Pia Guerra e José Marzán Jr.)

O facto de ser o último homem na Terra fez de Yorick Brown alguém altamente procurado, e isso é tudo menos bom. Depois de ter escapado por pouco às Filhas da Amazonas, continua a sua viagem na companhia de uma agente secreta, da cientista cuja pesquisa precisam de recuperar e do seu macaco. Mas o seu caminho está prestes a sofrer uma nova paragem imprevista, com a entrada em cena de uma agente russa que lhes anuncia a chegada iminente de uma cápsula vinda do espaço. Yorick pode estar prestes a deixar de ser o último homem... e a ideia agrada-lhe bastante.
Seria, talvez, de esperar que ao terceiro volume não houvesse muito de novo que se pudesse dizer sem contar demasiado da história. E, de facto, uma das grandes qualidades desta série são as surpresas, pelo que, nesse aspecto, há muito de bom que tem de ficar por dizer. Mas os pontos fortes deste volume são essencialmente os mesmos: a história surpreendente, as personagens marcantes e a arte, com especial destaque para a expressividade das personagens e para o contraste entre os diferentes elementos.
Sendo um percurso de surpresas, uma coisa é certa: haverá sempre novos intervenientes a entrar em cena nos momentos mais inesperados. Neste caso, destacam-se a agente russa e a intervenção das israelitas. Isto para reforçar dois aspectos: o tal contraste visual, com a uniformidade do grupo israelita a contrastar com o ar algo desencontrado (perfeito para um grupo de personagens que anda a modos que em fuga) das gentes de Yorick; e a ideia das possíveis movimentações de poderes num mundo assolado por uma catástrofe global. Alter é, aliás, a imagem perfeita disso, com a sua visão de guerras necessárias e de união através da inimizade.
Mas voltando às personagens. Há uma espécie de crescimento a acontecer em todos os principais intervenientes, mas é em Yorick que este se torna mais evidente. Continua a estar bem presente o seu peculiar e algo inoportuno sentido de humor, mas a delicada situação em que se encontra começa realmente a influenciá-lo. Fica na memória, por isso, o contraste entre as suas tiradas humorísticas e os rasgos de introspecção, de emoção e mesmo os invulgares gestos heróicos.
Mais que à altura das expectativas e com a mesma deliciosa mistura de humor, acção e um toque de emoção, trata-se, pois, de um belíssimo acréscimo a uma história que se torna cada vez mais viciante. Intenso, surpreendente e com alguns rasgos particularmente memoráveis, um livro que se recomenda e uma série para continuar a acompanhar.

Autores: Brian K. Vaughan, Pia Guerra e José Marzán Jr.
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário