segunda-feira, 8 de abril de 2019

Elogio da Palavra (Lamberto Maffei)

A palavra dá forma ao que o olhar contempla, transforma a sensação em percepção. Mas, de um ponto de vista biológico, ou até mesmo da perspectiva cultural, o que acontece à linguagem verbal quando a era digital reduz vocabulários e a procura de uma língua única compreendida por um mesmo meio radicado em diferentes culturas acaba por ter o mesmo efeito? Explorando os mecanismos fisiológicos, complementando-os com a perspectiva cultural e acrescentando-lhes ainda a sua opinião pessoal, o autor traça, neste conjunto de ensaios, uma visão da linguagem no mundo moderno.
Um dos primeiros aspectos a surpreender neste livro, e principalmente tendo em conta a vastidão do tema, é a relativa brevidade. Surpreende até porque o autor demora-se bastante no que respeita aos mecanismos do funcionamento do cérebro, linha central de todas as outras ideias. E daqui surge, então, outra surpresa: a acessibilidade de um texto que se debruça, afinal, sobre temas complexos.
Claro que, sendo breve, fica necessariamente mais por dizer. Mas é de ensaios que se trata, não de um manual complexo - ou completo. As linhas essenciais estão bem presentes, tal como a construção de uma perspectiva global e repleta de material para reflexão. Para os pormenores, haverá outros livros a consultar, porque a base fundamental, essa, está lá.
E há ainda um outro aspecto a destacar, relativamente ao equilíbrio entre o todo e as partes. Cada um dos capítulos (chamemos-lhes assim) deste pequeno livro funciona na perfeição como um ensaio independente, já que aborda uma vertente específica e traça para ela uma análise completa. Mas o conjunto forma um todo maior do que a soma das partes, pois, ao analisar os diferentes elementos e potenciais da palavra - cultura, governo, mecanismos de sobrevivência e por aí adiante - constrói deveras o que o título promete: um verdadeiro elogio da palavra.
Pertinente, acessível e repleto de material para reflexão, trata-se de um livro surpreendentemente vasto, tendo em conta a sua brevidade. E, com o seu equilíbrio entre a simplicidade da escrita e a complexidade dos temas, necessariamente uma boa leitura.

Autor: Lamberto Maffei
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário