quarta-feira, 30 de junho de 2010

Enciclopédia da Estória Universal distinguida com o prémio Camilo Castelo Branco

De acordo com o anunciado pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o livro ENCICLOPÉDIA DA ESTÓRIA UNIVERSAL, de AFONSO CRUZ, foi a obra distinguida pelo Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco

Sobre o livro: A Enciclopédia da Estória Universal está organizada por entradas, ordenadas alfabeticamente, que, felizmente, não passam de ficções curtas, escritas com um rigor que faz justiça aos autores que o inspiraram Afonso Cruz (Borges é o primeiro nome da lista). Trata-se de uma alternativa literária à enciclopédia de Diderot e D’Alembert. Um livro que não cabe nas classificações habituais e que tem sido apreciado por amantes da literatura, interessados em autores nunca lidos e escritores desconhecidos. É caso para dizer: se não reconhecer o nome citado, é muito provável que seja o de alguém que nunca existiu fora dos livros.
Este é um livro de factos – de ficções, burlas, citações – esquecidos ou ignorados pela História e encruzilhados uns nos outros em forma de labirinto. Um espaço entre mordomos e coronéis, metáforas, mentiras, assassínios, deuses duplos, cabalistas fabulosos, ascetas hindus e narrativas absolutamente orientais.

Sem comentários:

Enviar um comentário