quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Saga Liberté (Monny Esmerallda)

Viviam-se os tempos da luta pela abolição da escravatura... mas havia quem quisesse que tudo ficasse igual. É, por isso, em cenário de conflito e de mudança iminente que os caminhos de Simão e Luzia se cruzam. Com alguns segredos no seu passado e, por vezes, contra muitos dos que os rodeiam, ambos acreditam no direito à liberdade e estão dispostos a lutar por ele. Mas os inimigos são poderosos e algo de grave está para acontecer...
É na mensagem que está o grande ponto positivo deste livro. Do direito universal à liberdade, mas também das lutas quotidianas e da importância de seguir as próprias convicções e não o caminho apontado pelos outros trata esta história que, apesar de relativamente simples, surge com uma mensagem muito forte. Mensagem que se torna tão mais evidente quanto mais dramáticas são as situações em que se encontram os protagonistas deste romance: Simão, na necessidade de questionar os actos do pai, Luzia, na ambiguidade da pertença a um mundo cujas verdadeiras ligações desconhece. É nos grandes momentos que os contrastes se evidenciam e nas grandes escolhas que se reflectem os valores. E é isto o que de melhor se encontra neste livro.
Talvez por ser uma história que levanta várias questões importantes, fica a impressão de que a abordagem ao tema poderia ser bastante mais desenvolvida. A escrita é relativamente simples e sem grandes descrições, ficando a visão do cenário como algo um pouco vago. E há acontecimentos e resoluções que parecem acontecer de forma um pouco apressada. O essencial está lá, ainda assim, mas seria interessante ver um maior desenvolvimento para o que é uma ideia essencial muito interessante.
Trata-se, portanto, de uma história que apela à reflexão e que representa uma visão bastante interessante de tempos conflituosos e da defesa dos grandes valores, escrita de forma simples, mas de leitura agradável, e com alguns momentos muito bem conseguidos. Fica, contudo, a impressão de que mais haveria a desenvolver sobre o tema.

4 comentários:

  1. Li este livro e recomendo. A autora tem uma forma única de escrever,simples e marcante. Sabe como levar o leitor á reflexião. Uma obra enriquecedora.

    Marta Arnufo

    ResponderEliminar
  2. Um livro que me fez rever os verdadeiros valores da vida. Nós nos intitulamos livres porém, a todo momentos, somos obrigados a seguir e fazer o que não nos convém. Agradou muito ler este livro. Não encontrei outros livros da autora. Alguém aqui conhece outras obras da autora? Enviei um e-mail a Editora Papiro porém o email retornou.

    Dr. Carlos A. Sodré
    carlosadvogadosong@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Um livro bonito. Quando o recebi do meu amigo André, logo pensei, humm história não é o meu forte, porém ele me convenceu a lê-lo. Depois que li, me encantei.
    Criei coragem para tomar decisões que vinha adiando há muito tempo. Parabéns a Editora Papiro
    Cristina Beltrão

    ResponderEliminar
  4. Adorei o livro. Não posso deixar de comentar aqui da feliz ocasião,em que a encontrei no aeroporto de Amesterdão,por uma feliz coincidência do destino.Ela é uma deusa!! Parou o aeroporto e tive a sorte de trocar algumas palavras com ela. Uma pessoa amável e muito educada! Sou seu Fã!!!!
    Rodrigo Leal

    ResponderEliminar