sábado, 7 de julho de 2012

Fases do Ser (Sílvia de Sá)

O amor enquanto quase obsessão, o crescimento através das perdas e das desilusões e o afecto que permanece depois da despedida e do desamparo. São estes os temas que mais sobressaem neste pequeno, mas cativante, conjunto de poemas onde a aparente simplicidade das palavras contrasta com a intensidade das imagens e das emoções que evoca. 
Com um lado introspectivo bastante evidente, já que uma grande parte dos poemas se centram nas emoções e nas vivências do sujeito poético, há, ainda assim, neste conjunto, uma mensagem maior que a da simples experiência individual. Aos textos mais pessoais, em que os temas predominantes parecem ser a necessidade do afecto e as consequências da perda, juntam-se outros que expressam uma visão bastante mais positiva, no crescimento através das desilusões, na aprendizagem e na mudança pela percepção de que a vida é bastante mais complexa de que um simples acontecimento.
O que, desde logo, cativa neste livro é, portanto, a sensibilidade, a expressão de emoções com as quais é fácil encontrar algum ponto de empatia. Mas também na escrita se evidencia um interessante contraste, já que a forma é bastante simples, sem as limitações de grandes regras estruturais, mas que realça, com uma agradável fluidez, as complexidades dos sentimentos que pretende reflectir. Cria-se, portanto, um bom equilíbrio entre forma e conteúdo, e o resultado é um conjunto agradável de ler, belo na sua simplicidade e com um contraste particularmente bem conseguido entre os sentimentos pessoais e as lições universais.
Este é, em suma, um livro que, apesar de curto, se revela uma leitura cativante, com alguns dos poemas a sobressair pelo impacto das emoções que expõem, mas em que há algo de belo e de interessante para descobrir em todos os textos. Uma boa leitura, portanto, e um livro que gostei de ler.

1 comentário:

  1. Olá Carla!
    Fiquei muito contente por ter encontrado este seu "cantinho" e foi com muito agrado que li o seu comentário ao meu livro "Fases do Ser". Fico muito feliz que as minhas palavras a tenham tocado dessa forma. Muito obrigada pelo comentário e pela leitura.

    Um abraço,

    Sílvia de Sá

    ResponderEliminar