segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Chaplin - Os Primeiros Anos (Stephen Weissman)

De como a vida influenciou os filmes ou de como os filmes influenciaram a vida. Mais que uma simples exposição do percurso da vida de Charlie Chaplin, o objectivo deste livro é a análise dessa ligação entre a vida e a obra, através da forma como a sua infância quase dickensiana e as dificuldades e experiências trágicas dos primeiros anos viriam a moldar o actor e a sua obra. Mais centrado na vida do Charlie de antes da fama, mas percorrendo também, em parte, esse período, o autor apresenta uma biografia que, mais que o actor, representa o homem por detrás da personagem - bem como as raízes da própria personagem.
Um dos aspectos mais cativantes deste livro é a forma como o autor constrói a biografia, expondo factos e explicações de forma clara e organizada, mas sem a distância do observador indiferente. A escrita directa, mas envolvente, e as pequenas reflexões que o autor faz sobre os factos mais relevantes do ponto de vista do impacto emocional, criam uma leitura cativante e um retrato muito humano do biografado. Principalmente nos capítulos referentes à infância problemática, mas um pouco ao longo de todo o livro, o autor apresenta situações e características que tornam fácil a empatia. E fá-lo com uma clareza tal que não é difícil imaginar as condições de vida de Charlie e compreender a forma como as muitas dificuldades do seu percurso viriam a moldar não só a sua personagem como a sua própria postura perante a vida.
Sendo uma biografia que se refere essencialmente aos primeiros anos, é a ascensão de Chaplin desde a criança em dificuldades ao muito aclamado actor o que define a linha essencial deste livro. No que toca a este percurso, o autor consegue realçar bem as qualidades que o permitem e as razões que o motivam, mas sem esquecer os defeitos que terão sido apontados a Chaplin. É este equilíbrio entre a apresentação dos factos e a capacidade de analisar as situações também de um ponto de vista emocional o que torna esta leitura tão interessante. Fica, ainda assim, a sensação de que esta biografia poderia ter sido um pouco mais completa, se a totalidade da sua vida e obra tivesse sido explorada em profundidade. É neste aspecto que fica a sensação de que haveria talvez mais a dizer e, portanto, de que a análise poderia ter sido mais completa.
Bem escrita e de leitura agradável, esta é uma biografia que cativa, principalmente, pela forma como o autor equilibra factos objectivos e factores emocionais, numa leitura que, simplesmente pela vida do biografado, teria, por si só, já bastante de cativante. Fica a curiosidade em saber mais sobre a vida para lá desses primeiros anos, mas, no que toca a esse período, é, também, uma análise bastante completa e interessante. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário