terça-feira, 29 de abril de 2014

Morte em Palco (Caroline Graham)

Na Causton Amateur Dramatic Society, os preparativos para a estreia de Amadeus não auguram nada de muito promissor. A figura principal não vê nada além dele e parece decidido a questionar as decisões ditatoriais do encenador. Também os adereços e a iluminação parecem despertar dúvidas no conjunto dos actores, criando ainda mais dúvidas e mais tensão. A juntar a tudo isto, o rumor de uma infidelidade corre entre todos - excepto, claro, o principal interessado. Nada disto promete harmonia, nem sequer uma boa representação. Mas o que ninguém espera é que o grande golpe dramático da estreia, seja uma morte... real. E, assim, o inspector-chefe Tom Barnaby passa de um simples espectador ao responsável por descobrir a verdade sobre o que aconteceu.
Uma das peculiaridades mais interessantes deste livro, tal como, de resto, do anterior Morte na Aldeia, é o facto de, apesar de ter como centro um crime, não haver grande ênfase no medo e na tensão, mas antes no mistério e na forma como este se enquadra no anterior ambiente de normalidade. O crime surge, aliás, numa fase já relativamente avançada do enredo, depois de todas as personagens e o contexto geral da história terem sido já bastante desenvolvidos.
O ritmo do enredo é, pois, bastante pausado. E para isso contribui também o facto de a autora percorrer as perspectivas e histórias individuais das diferentes personagens que integram o grupo de teatro. Este cruzamento de histórias acaba, por vezes, por colocar o mistério em segundo plano. Ainda assim, e também porque muitas delas vêm já a ser desenvolvidas desde antes do acontecimento central, estas histórias conferem ao enredo uma maior complexidade, já que, nalguns casos, dão aos suspeitos um possível motivo, enquanto que, noutros, chegam a complementar o mistério com uma certa medida de emoção. Neste último aspecto, a história de Dierdre é especialmente marcante, já que, paralelamente ao episódio do crime, também Dierdre vive uma situação de particular intensidade.
Ainda um outro aspecto interessante nesta história prende-se com a caracterização de algumas personagens. Muitas delas têm algo de caricato ou uma característica que as torna invulgares, o que, desde logo, serve de base a alguns momentos divertidos. Mas há também aquelas, e aqui sobressai claramente a figura de Troy, que, pelas ideias que defendem, e pela forma como as expõem, servem para considerar alguns preconceitos, revelando-os como são: ideias de uma mente fechada. Este é, claro, um elemento discreto no meio de uma história mais vasta. Ainda assim, acaba por ser, também, um ponto forte.
Envolvente e agradável, peculiar em muitos aspectos, mas, precisamente por isso, cativante, Morte em Palco pode não ser uma leitura compulsiva. Mas não deixa de ser, ainda assim, uma boa história. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário