sábado, 21 de junho de 2014

Na Cama das Rainhas (Juliette Benzoni)

Casadas, a maior parte das vezes, por razões de estado e sem que o amor tivesse alguma coisa a haver com o assunto, foram várias as rainhas que descobriram o amor noutros braços, com consequências muitas vezes trágicas. São as histórias dessas mulheres, das paixões por elas vividas e de que fim encontraram que povoam este interessante livro.
Um dos aspectos mais interessantes deste livro é que, não sendo um romance, mas antes uma recolha de episódios históricos, lê-se quase como se o fosse. Isso resulta, claro, da forma como a autora narra as diferentes histórias, com uma voz sempre cativante e com a fluidez de quem conta uma história. Histórias que, aliás, são apresentadas de forma relativamente sucinta, mas enfatizando os aspectos mais relevantes, o que permite, por um lado, ficar com uma ideia geral dos acontecimentos e do contexto, ao mesmo tempo que desperta curiosidade em saber mais.
Também interessante é que, ainda que as rainhas de França e de Inglaterra pareçam ocupar uma presença dominante neste livro, há também espaço para outras figuras menos conhecidas da história da realeza. Assim, ao que todas as histórias têm de cativante junta-se ainda a descoberta de novas figuras que, menos conhecidas, têm ainda assim um papel muito relevante na história do seu tempo.
Por último, e também, de certa forma, em resultado da forma como a autora narra os acontecimentos, importa referir que, apesar da brevidade dos relatos, é fácil imaginar as experiências e motivações daqueles que os protagonizam. Assim, as histórias que a autora apresenta podem ser curtas, mas, ainda que qualquer uma delas desse, por si só, matéria suficiente para um romance, nada se perde do essencial dos acontecimentos e o que a autora desvenda sobre as personagens é mais que suficiente para despertar o interesse.
Escrito de forma cativante e tendo por tema um muito interessante conjunto de personalidades e de histórias, este é, portanto, um livro que apresenta o essencial da história das suas protagonistas de uma forma acessível e sempre interessante. Agradável e envolvente, vale muito a pena ler este livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário