quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pompas Fúnebres (Eduardo Pitta)

Livros e autores, História e actualidade, grandes acontecimentos e pequenos nadas quotidianos: os temas presentes neste conjunto de crónicas são muitos e diversos. Em comum, têm uma voz muito própria e a brevidade. Três páginas exactas para cada texto dão forma a uma expressão de pensamento e de ideias que é, necessariamente, sucinta. Mas que, apesar disso, tem muito de interessante.
Partindo precisamente do que este livro tem de mais interessante, importa realçar, apesar da brevidade, um registo que se percebe como uma perspectiva pessoal. Mesmo nas crónicas em que, a um breve pensamento, se sucedem factos, nomes citados ou mesmo uma análise breve das circunstâncias da actualidade. A perspectiva que passa é sempre a do autor e, neste registo tão sintético, é interessante notar como são claras e precisas as ideias vincadas que cada crónica transmite.
Porque são muitas as ideias, e também muitos os factos, fica a impressão que qualquer destas crónicas aflora temas que justificariam um texto mais longo. Assim, e tendo em conta a diversidade de assuntos, fica, nalguns casos, e principalmente para temas dos quais não se tenha nenhum conhecimento prévio, a sensação de alguma confusão, como se o que é exposto na crónica fosse apenas uma breve parte de um todo mais vasto. O lado menos bom é, claro, esta vaga confusão. Mas o lado bom é a vontade que fica de saber mais, a partir do pouco que é relatado e dos pontos de vista que lhe estão associados.
Ainda um outro aspecto curioso é que, apesar de a literatura ser um dos temas dominantes, acabam por ser as crónicas que mais directamente lhe dizem respeito as que deixam sentimentos ambíguos, em parte devido à tal impressão de que falta alguma informação, mas principalmente a um vago desdém que se sente nalgumas posições e que, inevitavelmente, cria distância.
O que fica, então, deste Pompas Fúnebres, é a impressão de uma leitura interessante, relevante nos temas que aborda, ainda que brevemente, e que desperta interesse em saber mais sobre muitos desses diversos temas. Breve, porque feito de textos breves, cativa acima de tudo pela escrita e pelas ideias que, nem sempre confortáveis de assimilar, são sempre, e ainda assim, muito claras. Gostei.

Sem comentários:

Enviar um comentário