sexta-feira, 22 de maio de 2015

A Ironia e Sabedoria de Tyrion Lannister (George R.R. Martin)

Para aqueles que seguem as Crónicas de Gelo e Fogo, ou simplesmente a série Game of Thrones,Tyrion Lannister está longe de ser um desconhecido. Peculiar em muitos aspectos, desde as questões físicas à sua invulgar posição no mundo, Tyrion pode ser diferente em todos os seus traços, mas o que mais sobressai é uma muito mordaz e certeira expressão de sensatez. E prova disso são as frases coligidas neste breve, mas muito interessante livro.
Sendo basicamente uma compilação das frases mais marcantes de Tyrion - e é preciso que se diga que são muitas - este é um livro que, à partida, não trará nada de muito novo a quem já leu os vários volumes da série. Mas, e este é um dos aspectos mais interessantes do livro, a verdade é que nada se perde pelo facto de serem frases já conhecidas. Pelo contrário. Ao juntá-las todas num mesmo livro, fica-se com uma ideia muito mais completa do verdadeiro brilhantismo da personagem. Além disso, é sempre bom recordar um pouco dessa tão grande - e ainda inacabada - aventura, pelo que todos os regressos são bem-vindos, e este livro não é excepção.
Também a organização as ilustrações contribuem para fazer com que, apesar do texto já conhecido, a leitura deste livro acabe por ser uma experiência nova. É que, com uma muito adequada ilustração a abrir cada um dos temas, e também a dar forma às frases mais inspiradas, cria-se um equilíbrio que confere ao texto algo de novo. São apenas citações retiradas de um contexto mais vasto. É verdade. Mas há, ainda assim, um muito cativante equilíbrio entre texto e imagem, e também este reforça a imagem global com que se fica do "autor" das frases.
E é assim que, regressando a um texto e uma personagem já conhecidos, este pequeno livro proporciona um agradável regresso e, ao mesmo tempo, uma experiência nova, numa leitura leve e cativante, em que, pela voz de uma carismática personagem de ficção, são ditas algumas verdades incontornáveis. O resultado é, claro, um belo livro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário