sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Cavaleiro de Westeros (George R.R. Martin)

A morte do seu mentor deixou Dunk sozinho e sem saber exactamente que rumo seguir. Mas não tarda até se formar uma resposta na sua cabeça: tomar para si o papel de cavaleiro e combater no torneio para onde se dirigia com o seu mestre. Mas o plano não é assim tão simples de concretizar. Primeiro, faltam-lhe os meios. Depois, a perícia. E, para fazer de Dunk um cavaleiro, não lhe basta o rapaz que aceitou como escudeiro por o achar tão parecido consigo. Terá de encontrar uma forma de desempenhar o papel que escolheu como seu. Mas, diante de homens de elevado nascimento, a única coisa que Dunk tem de cavaleiro é a dedicação ao juramento de proteger os mais fracos. E poderá isso ser suficiente?
Sendo esta uma adaptação a banda desenhada de um conto com o mesmo nome, seria de pensar que, para quem não conhecesse previamente a história, poderia, talvez, ser difícil acompanhar o rumo dos acontecimentos. Mas não é assim. O equilíbrio entre texto e imagem é de tal forma que permite assimilar, visualmente ou através das observações do próprio narrador e protagonista, todos os elementos de contexto necessários à compreensão da história. Também não é preciso conhecer a história de A Guerra dos Tronos, pois tudo decorre muito tempo antes dos acontecimentos narrados na série. E assim, a impressão que fica, desde logo, é a de um livro que tanto pode ser um bom ponto de partida para quem não conhece Westeros como uma boa leitura para os fãs das Crónicas de Gelo e Fogo.
E isto porque este livro tem tudo para agradar. Primeiro, sendo muitíssimo bem construído em termos do já referido equilíbrio entre texto e imagem, fica-se com uma visão muito completa do ambiente em que tudo decorre. Mas também, e acima de tudo, pela história e pelas personagens que a povoam. O ponto de partida para a aventura de Dunk, aquele momento em que o encontramos sozinho e sem saber bem o que fazer, basta para, desde logo, despertar empatia e curiosidade. E, com o evoluir dos acontecimentos, essa empatia só aumenta, já que as circunstâncias do protagonista estão longe de ser fáceis.
Mas nem tudo se resume ao protagonista e há todo um conjunto de personagens memoráveis nesta história, seja pelo muito que têm de admirável, seja pelo que têm de odioso. E, como é sabido que o autor não é propriamente misericordioso para com as suas personagens, é de esperar que haja surpresas no seu futuro. E há-as, de facto, em vários momentos.
O que fica, então, desta leitura é, acima de tudo, a impressão de uma história memorável em todos os aspectos. Com um protagonista forte, um mundo vastíssimo (do qual, importa dizer, este livro reflecte apenas uma muito pequena parte) e uma história cativante e surpreendente, eis, pois, um livro que não posso deixar de recomendar. Magnífico. 

Título: O Cavaleiro de Westeros
Autor: George R.R. Martin
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário