sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Chamas (Patrícia Morais)

Vivem-se tempos conturbados no seio de Diabolus Venator. Venceram a última batalha, é certo, mas Claudius continua vivo e a sua sede de vingança é implacável. Todos sabem que, mais cedo ou mais tarde, um novo confronto terá de acontecer. Até lá, o melhor que podem fazer é estar preparados, reforçar alianças e tentar descobrir pistas que os possam ajudar. Entretanto, Lilly e Liam, os alvos principais da fúria de Claudius, recusam-se a afastar-se simplesmente, deixando aos outros a guerra que desencadearam. Mas já houve uma traição em Venator. E, quando um dos seus principais aliados tem as lealdades divididas, a verdade é que tudo pode acontecer. Aproxima-se um novo confronto e é impossível evitá-lo. E as consequências... são imprevisíveis.
Dando continuidade à história iniciada em Sombras, e expandindo-a também para novos elementos e intrigas aparentemente mais intrincadas, este é um livro que tem essencialmente as mesmas características do anterior: uma história cheia de acção, romance quanto baste, muitos e interessantes elementos sobrenaturais e um enredo que, apesar das premissas comuns a muitos outros livros do género, consegue sempre surpreender.
Mas há também uma evolução interessante, principalmente no que diz respeito às personagens. A posição delicada de Louis no cerne de todo o conflito faz com que novas questões surjam na vida das personagens. Na da Lilly, principalmente, como seria de esperar, mas também na de todos os outros que com ele interagem. Além disso, há outras mudanças no rumo das personagens, bem como na relação de Lilly e Liam, o que faz com que haja sempre uma certa fluidez, não só nos acontecimentos, mas na própria forma de estar das personagens.
O que acontece, portanto, é que, além da continuidade do enredo, sente-se, no rumo da história, uma expansão em complexidade. Novos elementos sobrenaturais, relações, românticas e não só, mais complicadas, mudanças que abalam toda a posição de uma personagem. E, sendo certo que nem sempre é fácil compreender o que causa determinadas escolhas, a verdade é que tudo parece encaixar da forma certa, preparando caminho para grandes respostas às várias questões que ficam em aberto.
Tudo somado, fica a imagem de um segundo volume à altura das expectativas geradas pelo anterior. Intenso, de leitura agradável, cheio de reviravoltas inesperadas, mas também de humor e de emoção, um livro que não desilude. E que deixa muita vontade de saber o que acontece a seguir. 

Título: Chamas
Autora: Patrícia Morais
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Fico contente que tenhas gostado! Espero que o próximo te fascine tanto quanto este...

    ResponderEliminar