quinta-feira, 6 de julho de 2017

Como Ser um Explorador do Mundo (Keri Smith)

Explorar. Investigar. Criar. São estas as bases essenciais deste livro criativo inesperado. A ideia é ver o mundo com outros olhos, reparar e aproveitar o inesperado e, a partir das pequenas descobertas ou de uma simples mudança de perspectiva, recolher informações potencialmente úteis e construir coisas novas. E não, este não é um livro de teorias, mas todo ele um desafio a fazer coisas. Coisas que possivelmente nunca nos passariam pela cabeça.
Uma das primeiras coisas a chamar a atenção neste género de livros, e em particular nos de Keri Smith, é o aspecto visual. Criativo, inesperado, com um toque de cor que torna tudo ainda um pouco mais apelativo, desperta, desde logo, curiosidade para as actividades que, ao longo das páginas, nos vão ser propostas. E, na sua peculiaridade, insinua também já a peculiaridade que virá a caracterizar os próprios desafios.
Também muito interessante é que o próprio livro surge como matéria de criação, ainda que não de forma tão óbvia como, por exemplo, em Destrói Este Diário. Há páginas para preencher, espaços para tomar notas ou fazer desenhos ou até para guardar coisas. E isto permite fazer do livro um objecto único e intransmissível - o que não deixa de ser, também, uma ideia particularmente cativante.
Quanto às várias possibilidades de exploração, o que sobressai é, claro, a tal peculiaridade. E, nalguns casos, é difícil evitar a sensação de que tentar fazer aquilo pode provocar um ou outro momento potencialmente embaraçoso. Mas, sentimentos ambíguos à parte, não deixa de surgir também uma ideia interessante sobre isto: fazer o inesperado sem medo do que os outros pensam não será também um bom ponto de partida para viver de uma forma mais livre e criativa?
A impressão que fica é, acima de tudo, a de um desafio. Um desafio a olhar para as coisas de forma diferente e, a partir dessa nova perspectiva, construir ainda mais coisas novas. A ideia, portanto, dificilmente poderia ser mais cativante. Quanto à concretização... bem, fica à criatividade de cada um.

Título: Como Ser um Explorador do Mundo
Autora: Keri Smith
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário