domingo, 9 de julho de 2017

Troll (D.B. Thorne)

Fortune nunca foi um homem de família. Obcecado pelo trabalho, nunca se interessou muito pelos problemas da filha. Mas agora Sophie está desaparecida. E, com um historial de comportamentos erráticos e um passado problemático, ninguém anda realmente à procura dela e todos pensam que se suicidou. Todos, excepto Fortune. Ciente de que não pode compensar o passado, mas recusando-se, por uma vez, a ignorar o que se passa, Fortune decide seguir as pistas que todos parecem ignorar. E, quando começa a aproximar-se, as respostas tornam-se assustadoras. Sophie tinha um troll online a fazer-lhe ameaças… e mais do que isso. E, ao tentar descobrir o que aconteceu à filha, Fortune está agora prestes a entrar num jogo muito perigoso.
Uma das primeiras características a evidenciar-se nesse livro – e um dos seus elementos mais surpreendentes – é o facto de nenhuma das personagens principais parecer ser propriamente uma “boa pessoa”. Fortune nunca quis saber realmente da família. Sophie tem um passado conturbado. Marsh, o inspector da polícia, não está assim tão interessado em investigar o caso. E, bem, o troll é bastante maléfico. Mas o mais interessante em tudo isto é que, apesar de nenhum deles ser do género que desperta empatia, há uma evolução ao longo do caminho e todos se revelam como sendo mais complexos do que, à partida, seria de esperar.
Esta é apenas uma das muitas surpresas neste livro. E a maneira como o autor constrói a história faz surgir uma narrativa que nunca deixa de intrigar. Primeiro, o desaparecimento de Sophie. Depois, os passos que Fortune dá para a encontrar. E, quando as respostas começam a surgir, novas e mais complexas perguntas surgem. O passado de Fortune, o presente de Sophie e o mistério da identidade do troll têm mais em comum do que se esperaria. E cada revelação, cada reviravolta, dá lugar a novos e cada vez mais impressionantes momentos de tensão e de emoção – criando um caminho muito, muito intenso rumo a um final que é absolutamente de génio.
E há também outro lado nesta história. A corrida de Fortune contra o tempo é também uma corrida contra si mesmo e tudo o que fez nos últimos anos da sua vida. A história torna-se mais do que um mistério: é também um caminho de vingança, de penitência e compreensão das próprias falhas… e, de algum modo, um caminho para uma possível redenção. Isto confere à história um toque muito emotivo – e torna-a muito mais memorável. Principalmente devido à intensidade do final, sim, mas também por tudo aquilo que levou as personagens àquele ponto.
Intenso, intrigante e inesperadamente complexo, trata-se, pois, de um livro que surpreende o leitor de muitas formas diferentes. Uma história de mistério, sim, mas também de vingança e redenção. E, assim, um livro que é muito, muito mais do que apenas a história de um desaparecimento. Muito impressionante. 

Título: Troll
Autor: D.B. Thorne
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário