quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Bougainvillea (Antonio Orlando Nomeriano)

Joell deixou à mãe um jardim esplendoroso e depois desapareceu. Mas Gille não se conforma com a ausência do filho e, por isso, decide contratar um detective para que descubra o que realmente aconteceu. A verdade, sabe, está escondida algures no passado. Mas um passado que escondeu grandes segredos e abalou a mais forte das amizades não pode senão trazer consequências terríveis. E, quando descoberta, a verdade poderá ser difícil de aceitar...
Muito breve, apesar de abranger um período relativamente vasto, este é um livro que deixa sentimentos ambíguos. Por um lado, o potencial da história é evidente e a revelação final tem tudo para ser um momento de grande impacto. Por outro, a narrativa demasiado sucinta em contraponto com algumas longas - e não muito necessárias - explicações, principalmente no que diz respeito à jardinagem, torna o ritmo do enredo um pouco errático. Além disso, também a escrita um pouco confusa, com divagações pelo passado, contribui para essa sensação geral.
O que se destaca, então? Bem, acima de tudo, o potencial de uma história que podia ter sido muito mais vasta, já que, quer o mistério em si, quer a sua surpreendente resolução, quer ainda as relações passadas entre as várias personagens têm muito de interessante e que poderia ter sido muito mais desenvolvido. Há bons momentos? Há, com certeza. E é precisamente por isso que fica o tal sentimento de que haveria muito mais para contar.
Mas é principalmente a escrita que deixa esta sensação de ambiguidade, a oscilação entre momentos em que tudo acontece demasiado depressa, onde actos e explicações parecem ficar sem grandes consequências, enquanto noutros momentos a explicação se alonga em aspectos de menor importância. Além disso, parece haver também alguma irregularidade na estrutura do texto, já que nalguns dos diálogos não se percebe muito bem quem está a falar. Tudo isto acaba por contribuir para a sensação de confusão geral e de que, com um pouco mais de coesão, a intensidade da história - que tem, de facto, muito potencial - poderia ter sido muito mais amplificada.
Tudo somado, a impressão que fica é a de um livro breve e agradável quanto baste, mas que poderia ter sido muito mais. No seu grande mistério e nos muitos segredos que a ele conduziram há todo o potencial de uma grande história. Pena que tenha acabado por ficar tão curta.

Título: Bougainvillea
Autor: Antonio Orlando Nomeriano
Origem: Recebido para crítica

4 comentários:

  1. Poeta Nomeriano. Faz pouco me dediquei a ler e a concluir a leitura do romance “Bougain Villea”; faltam-me a ousadia e as palavras exatas para discorrer sobre a grandeza de sua obra e em especial a sua impecável narrativa. Quanta delicadeza; o que não seria de me espantar pois conheço um pouco da alma poética. Confesso que tive picos de ansiedade ao discorrer da leitura pela estória e narrativa contada e diga-se de passagem... bem contada! Que orgulho poder compartilhar desse momento e dessa obra genial. Ter o Sr Don ou melhor o Detetive Don dando norte a esse romance, trouxe um possibilidade maior de viajar na leitura enquanto me deleitava sobre sua narrativa. Obrigado por compartilhar esse lindo e delicado romance; e essa mágica obra conosco. O poeta cuidou da vida como ela é (presente, passado e futuro) com o jogo das palavras. O autor procurou de forma fidedigna se portar com cuidado a fatos históricos e datas precisas. Parabéns a crítica acima e em especial ao Poeta Nomeriano pela obra genial.

    ResponderEliminar
  2. Assim... Gostei do livro. Achei que a narrativa era boa, que o timing era bom. sou rpgista, entao descrição de cena é muito importante pra mim. coisas como descrição completa de como era o cenário pra depois embarcar no drama da cena me ajudaram a fazer parte da história, na minha cabeça. então... eu gostei disso. hehehehe. gostei do final. achei muito interessante o motivo de tanta preocupação. acho a critica deste blog bem certeira em alguns aspectos, apesar de discordar de alguns pontos. acho que é uma leitura que vale a pena, um romance simples, bem escrito, rejuvenecedor. a trama inicial, e sua conclusão, me tocam pela forma como são abordadas. Não foi a homofobia que proibia o amor. Não foi a intolerancia... foi o conhecimento. foi a realização de uma verdade antiga... tabus foram quebrados apenas para que mais tabus fossem encontrados... concordo que daria pra alongar esta historia. um livro muito bom, que acaba cedo demais...

    ResponderEliminar
  3. O livro “Bougainvillea” de Antônio Orlando Nomeriano surpreendeu-me muito, a narração é impecável e da forma que se desenvolve em harmonia a descrição dos ambientes e personagens é inovadora para mim. Na narração vê-se no início um narrador observador, depois, percebemos o aparecimento de um narrador onisciente, que na figura do detetive ‘Don’ desenvolve, permeando os detalhes mais íntimos dos personagens, todo enredo. E mais, no final da trama, que é singular, um terceiro narrador participa, materializando-se, neste lá tempos tecnológicos, na automatização dos atos finais da trama.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do livro. Na minha opinião o livro encerra no ponto certo: onde os personagens decidem não envolver outras autoridades para não suscitar ainda mais dor; ao contrário há uma compreensão simbolizada pela alquimia da angústia transformada em um belíssimo jardim.

    ResponderEliminar