segunda-feira, 30 de abril de 2018

Os Vampiros do Norte (João Carlos Pinto)

Trigo Roxo (TR) é o inspector da PJ mais famoso e eficiente de todos os tempos - tão eficiente, de facto, que basta a menção do seu nome para fazer com que os mais temíveis criminosos se entreguem voluntariamente à justiça. Mas TR pode ter nas mãos o caso mais difícil da sua grandiosa carreira. Tudo começa com um vampiro que parece andar a deixar um rasto de cadáveres por onde passa. Mas, ao seguir o rasto desse vampiro, TR depara-se com uma conspiração liderada por uma organização de vampiros alemães que, para preservar o seu lucro e os seus hábitos, não hesitaram em escravizar um grupo de humanos portugueses, que mantém numa quinta da Baviera. TR precisará de mobilizar todos os seus recursos e de cobrar favores passados - na terra, no céu e em outros planetas - para resgatar os seus compatriotas. Mas conseguirá fazê-lo?
Sátira política e social mascarada de história de aventuras, este é um livro que por vezes desperta sentimentos ambíguos. Sendo uma sátira, é apenas expectável um certo exagero e a verdade é que especialmente cativante encontrar as semelhanças entre esta estranha narrativa e a realidade em que vivemos. (Pura coincidência, naturalmente.) Por outro lado, lendo-se, de facto, como uma aventura de vampiros, fica a sensação de que certos episódios são demasiado exagerados - ou demasiado simplistas. Claro que ninguém espera um cenário realista, mas imaginar o tipo de recepção que em toda a parte é dedicada ao protagonista - bem, não é propriamente fácil.
Exageros à parte e assimiladas as muitas particularidades do enredo, a leitura torna-se estranhamente viciante. Podem não ser lá muito realistas, mas as aventuras de TR e companhia não deixam por isso de ser bastante divertidas. Além disso, se voltarmos à questão da sátira política, sobressaem alguns aspectos particularmente vincados - como os Vampiros do Norte e a praga de lobisomens (lóbis para os amigos) que o TR tem de defrontar na Rússia - e estes peculiares paralelismos com a realidade justificam em parte os ocasionais exageros dramáticos.
Ainda olhando para o livro enquanto história de aventuras, é preciso falar sobre o final e a forma como também ele deixa sentimentos ambíguos. Sendo certo que acrescenta um rasgo de imprevisibilidade, perde um pouco por ser demasiado apressado. Além do mais, ficam algumas referências veladas a outras aventuras de TR que não são devidamente contadas, o que deixa também uma sensação de curiosidade insatisfeita. Ainda assim, dramas e aventuras não faltam na curiosa carreira do inspector mais temido de sempre. 
A sensação que fica é, pois, a de entrar numa realidade estranha, mas estranhamente divertida. Peculiar e envolvente, ainda que algo exagerada, uma história de bizarrias com um certo toque de realidade, que deixa alguns pontos por explorar, é certo, mas que não deixa nunca de cativar e de surpreender. Gostei.

Autor: João Carlos Pinto
Origem: Recebido para crítica

2 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei curiosa. Quem sabe um dia destes...

    ResponderEliminar
  2. Já tive a oportunidade de ler o livro e não quero deixar de fazer aqui a minha recomendação. A realidade peculiar em que o autor nos convida a entrar é de facto um divertido desafio à imaginação do leitor! Uma vez dentro deste universo riquíssimo, somos rapidamente recompensados com um conjunto de histórias super divertidas e sempre imprevisíveis que nos deixam a pedir por mais.
    Sendo esta a primeira aventura do autor no mundo da escrita, eu, pessoalmente, estou cheia de curiosidade para descobrir como será a evolução do inspector Trigo Roxo e que outros mundos existem ainda por explorar.
    Recomendo!

    ResponderEliminar