domingo, 21 de outubro de 2018

A Fórmula do Peregrino (Tiago Moita)

Um acidente de automóvel e um resgate oportuno levam a jornalista Catherine Delgado a cruzar-se com o enigmático Gabriel Search. Professor de física quântica, tem uma visão do mundo bastante mais espiritual do que as duas posições extremadas que parecem ter tomado conta da opinião pública. E a sua viagem, para a qual Catherine acaba por ser também puxada, poderá ser o início da mudança de que o mundo precisa. O objectivo é seguir as misteriosas pistas deixadas por um peregrino e chegar ao esconderijo da fórmula de Deus. Mas, mais que a busca de uma fórmula milagrosa, a viagem promete ser de descoberta - embora haja forças poderosas dispostas a tudo para os impedir de chegar ao destino.
Um pouco à semelhança de O Evangelho do Alquimista, também este parece ser um livro que dá mais importância e destaque à mensagem das personagens do que ao enredo em si. Não que faltem mistérios, descobertas e reviravoltas, mas o domínio parece pertencer às explicações de diferentes elementos e perspectivas. Ora, isto tem dois efeitos. O primeiro, e mais evidente, é o de tornar o ritmo da narrativa bastante mais pausado, ainda que a vastidão de conhecimentos e teorias compense em parte este passo mais lento. O outro é o inevitável conflito de pontos de vista. Ao longo da história parecem haver duas facções extremas e uma intermédia: ciência, religião e espiritualidade. Mas, sendo certo que o percurso do peregrino parece representar o lado certo, a verdade é que as barreiras nunca são assim tão claras. Há valores do lado da fé, do lado da ciência e do lado da espiritualidade, estando o problema principalmente nos fanatismos. Mas, por vezes, há qualidades descritas de forma demasiado crítica e, por outro lado, aspectos pouco questionados. O resultado serão sentimentos ambíguos, possivelmente variando consoante a posição do próprio leitor relativamente a estes temas.
Mas, passando ao enredo e às personagens. Pode parecer, de início, que tudo começa de forma demasiado simples: Catherine cruza-se por acaso com a pessoa que lhe alterará o destino. Ainda assim, e à medida que a história evolui, começam a surgir segredos e possibilidades e a teia de intrigas e planos torna-se bastante mais intrigante. Além disso, as ligações secretas entre as diferentes personagens - e a forma como algumas delas são reveladas - geram alguns picos de emoção que conferem à história uma maior intensidade.
É curioso, num livro que se alonga bastante em explicações, mas ficam algumas questões em aberto. Talvez por a história se centrar mais no percurso de Gabriel e Catherine, os passos dos adeptos de Seal e Lawkins acabam por ser explorados de forma bastante mais sucinta, o que deixa uma certa curiosidade insatisfeita acerca de como ganhou forma o grande projecto de ambos. Não são elementos essenciais, é verdade, pois a base do que os move é explicada ao pormenor, e o final não ganharia mais força com uma caracterização mais profunda. Ainda assim, fica a tal vontade de saber mais sobre a construção - e povoação - desse misterioso empreendimento.
Tudo somado, fica a impressão de uma leitura pausada, mas intrigante e com um desenvolvimento bastante detalhado das temáticas da fé, da ciência e da espiritualidade. Interessante e envolvente, uma boa história.

Autor: Tiago Moita
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário