domingo, 10 de fevereiro de 2019

The Freedom Artist (Ben Okri)

Os velhos mitos falam de uma prisão, mas o sistema não pode permitir que essa história seja contada. Só há uma forma de progredir: através do trabalho árduo, da ausência de esforços intelectuais e, acima de tudo, sem fazer perguntas. Mas, quando uma rapariga que se atreveu a questionar é subitamente levada, o seu amante começa a questionar-se também sobre as perguntas que ela costumava fazer. E começa a ver... Num mundo em que todos gritam durante o sono e a atrocidade parece cada vez mais aceitável, Karnak começa a seguir o caminho dos que fazem perguntas. E, sem realmente o saber, torna-se parte de uma revolução silenciosa.
Não sendo propriamente um livro fácil de descrever, mas inesperadamente fácil de ler, esta é uma história de mitos e da construção do próprio mito. A história da prisão e a influência que exerce nas personagens é uma metáfora bastante precisa da vida: aqueles que negam o sistema e se atrevem a sobressair sofrem consequências diferentes (e menos atrozes) na vida real, mas há um paralelismo inegável entre a resignação de algumas das personagens deste livro e aqueles que, na vida real, têm medo de ser eles mesmos. 
Há, então, muito em que pensar ao ler este livro. É, afinal, de uma história de livre pensamento que se trata. Mas há também mais do que isso. Com os seus capítulos curtos, personagens interessantes e misterioso sistema, torna-se também uma leitura bastante viciante. E mesmo que nem tudo seja explicado e, no fim, fique uma certa curiosidade acerca da Hierarquia, todos os elementos essenciais estão lá. A revolução acontece e a grande resposta é dada. O entendimento total... bem, cabe a cada leitor encontrá-lo.
Um último elemento que importa mencionar é que, embora criando o seu próprio mito, esta história tem muitos pontos em comum com outros mitos existentes. O rapaz-guerreiro, que cura e é preso pelas suas acções. A sua estranha postura, tão semelhante às cartas do rator. A mulher numa colina, com a lua sob os pés e uma coroa de estrelas. Tudo assume uma natureza distinta - mas as ligações estão lá para ser descobertas.
Não é, portanto, um livro fácil de descrever, mas é bastante fascinante. E uma história intrigante e estranhamente viciante, sobre uma liberdade mais etérea e o poder das histórias para moldar vidas e criar revoluções. Uma boa leitura em suma.

Autor: Ben Okri
Origem: Recebido para crítica

2 comentários:

  1. Livro interessante.
    Como classificas o género? Fantasia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta! É fantasia, de certa forma, mas também é uma espécie de "literary fiction" em que tudo funciona como metáfora da realidade.

      Eliminar