segunda-feira, 11 de março de 2019

28 Livros para te Encontrar (Ali Berg e Michelle Kalus)

Bloqueada devido às críticas arrasadoras ao seu último romance e com uma vida amorosa igualmente estagnada, Frankie Rose tem uma ideia arrojada: espalhar livros nas linhas de comboio com uma mensagem sua a desafiar o potencial leitor para um encontro. Além da vaga esperança de encontrar um novo amor, espera também encontrar a inspiração para voltar a escrever. Só que é nessa precisa altura que Frankie conhece Sunny: atraente, peculiar e com um ávido gosto por literatura para jovens adultos. À primeira vista, não têm assim tanto em comum (e muito menos o gosto literário), mas há algo que os atrai um para o outro. Só que, quando ambos guardam segredos, é difícil confiar. E confiar já é algo difícil por natureza para alguém como Frankie. 
Livros sobre livros: há algo de irresistivelmente encantador nesta simples ideia. E quando a concretização corresponde às expectativas... bem, difícil é parar de ler. É precisamente isso que acontece com este livro. Cativa, em primeiro lugar, pela premissa, bem como pelas deliciosas referências literárias que estão um pouco por todo o lado, e depois surpreende pela forma como constrói uma história divertida, emocional e intensa (por múltiplas razões) à volta do mundo das histórias. 
Há como que um ponto de identificação imediato, que contrasta com a peculiaridade das personagens. Frankie e Sunny são bastante invulgares e quase todas as personagens têm o seu quê de... único. (Do tipo de unicidade que proporciona uma boa dose de momentos caricatos.) Mas há algo que todos nós, apaixonados pelos livros, reconhecemos nesta história: o mesmo afecto, o mesmo fascínio, a mesma magia. Uma magia que se manifesta em todos os pequenos pormenores desta história, desde a sensação de proximidade ao reconhecermos um dos livros que Frankie deixa no comboio às pequenas trocas de palavras e epítetos com base literária (principalmente entre Frankie e Cat, mas não só).
Mas nem só de livros vive a história, embora estes sejam, de facto, a sua alma. Há relações atribuladas, desastres que se transformam em fenómenos da internet, vidas familiares um tanto ou quanto peculiares (mas também enternecedoras) e, claro, a procura do amor. Há tanto, enfim, a acontecer nesta história que é difícil apontar um único aspecto a destacar. O fio condutor são os livros. O resto... bem, o resto é um todo delicioso.
Leve e cativante, peculiar, mas cheio de emoções fortes, eis um livro tão mágico quanto caricato. História de amor entre os protagonistas, é também, e acima de tudo, uma história de amor aos livros - e ao muito que eles trazem às nossas vidas. Bonito, enternecedor e divertidíssimo, um livro recomendado a todos os bibliófilos. 

Autoras: Ali Berg e Michelle Kalus
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário