quinta-feira, 14 de março de 2019

Histórias para Rapazes que Sonham Mudar o Mundo (G. L. Marvel)

Todas as crianças têm grandes sonhos, mas às vezes o caminho pode parecer demasiado longo e o objectivo demasiado difícil de alcançar. Mas sempre houve sonhadores, criadores e inventores - e todos eles foram, em tempos, crianças que tiveram um sonho. Este livro é a história de cinquenta desses sonhadores - e de como, vindos de meios mais ou menos difíceis e de formas mais ou menos surpreendentes, conseguiram deixar a sua marca no mundo.
Composto por um conjunto de pequenas, mas cativantes, biografias, acompanhadas das respectivas ilustrações, mas também por várias citações dos protagonistas e ainda de um breve conjunto de desafios finais, este é um daqueles livros que, embora claramente pensado para os mais novos, consegue cativar leitores de todas as idades. Em primeiro lugar, devido ao aspecto, já que é um livro cheio de cor e em que a beleza das ilustrações desperta logo a vontade de começar a ler. E depois porque relembra ou apresenta todo um conjunto de personagens marcantes em diversos campos e períodos históricos.
Essa é, aliás, outra das suas qualidades: a diversidade. Os heróis incluídos neste livro vêm de diferentes épocas, de diferentes países e de diferentes ramos. Músicos, escritores, activistas, inventores, políticos... há espaço para todo o tipo de actividades, de histórias e de percursos. E ainda bem. Afinal, os sonhos não têm limites. E, se há nomes que são sobejamente conhecidos, outros talvez não o sejam tanto quanto deviam. Serve, pois, também este livro para os dar a conhecer, o que é também, naturalmente, benéfico.
Claro que haveria mais de cinquenta possibilidades relevantes para incluir neste livro, mas este número redondo parece bastante adequado, pois resulta num livro não demasiado grande (e convém lembrar que é um livro para os mais jovens) mas bastante abrangente em termos de personalidades e áreas de acção. E, quem sabe, talvez possa vir a ser apenas um de vários... 
Bonito, cativante e pertinente: esta seria uma boa forma de descrever este livro. Um livro que, além de nos apresentar muitas personalidades interessantes, tem o condão de lembrar também que os grandes sonhos também são possíveis. Mesmo que seja difícil. Mesmo que seja preciso esperar. E, por isso, um livro mais que recomendado - a leitores de todas as idades.

Autor: G. L. Marvel
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário