quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Gramática para Todos (Marco Neves)

Todos trazemos connosco as memórias das aulas de Língua Portuguesa e das aparentemente infinitas regras gramaticais - nomes, verbos, adjectivos, conjugações, preposições, orações... Mas será a gramática assim tão complexa como recordamos? Bem, se quisermos ir a fundo, provavelmente. Mas a verdade é que este aspecto tão essencial da língua não é assim tão difícil de compreender nos seus fundamentos. E o que este livro nos dá é uma visão simples, mas bastante completa, das regras fundamentais que nos permitirão escrever melhor. Afinal, chama-se Gramática para Todos. E o nome diz tudo.
Nunca será fácil escrever sobre um livro destes, até porque, ao fazê-lo, cria-se uma estranha espécie de ciclo: escrever sobre um livro que ensina a escrever. Há, ainda assim, algumas características que importa destacar e que fazem deste livro uma excelente ferramenta para ter à mão sempre que for preciso esclarecer alguma dúvida ou relembrar alguma regra.
A primeira, surpreendentemente, é o registo. Contrariamente a algumas gramáticas, este livro está longe de ser uma leitura maçadora, pois a clareza e a simplicidade com que expõe as coisas, associada aos abundantes exemplos, torna este livro muito acessível e até divertido de se ler. Quando as coisas são claras é mais fácil assimilá-las. E quando o registo é cativante, aprender - ou recordar - torna-se mais divertido.
Outro aspecto é a estrutura do livro, dividido não só entre categorias, mas principalmente num grau de complexidade crescente. Primeiro, surgem as coisas que todos sabemos (ou pensamos saber), mas que é sempre preciso recordar para assimilar o que virá a seguir. Depois, surgem facetas potencialmente mais traiçoeiras - que já não parecem assim tão traiçoeiras, agora que as bases estão mais frescas. E, assim, o que acontece é que este exercício de aprendizagem ou de refrescamento da memória, flui com uma maior naturalidade, deixando as coisas mais vivas no pensamento.
Por último, destaca-se o facto de ser uma gramática com um objectivo para lá da simples exposição das regras. O objectivo é ser uma ferramenta para escrever melhor e, assim sendo, faz todo o sentido os aspectos complementares do estilo e da voz própria. Serão, talvez, aspectos mais subjectivos, mas não deixam de ser também muito importantes num livro como este.
Fica, pois, a impressão de um livro que cumpre plenamente todos os seus objectivos, explicando os fundamentos gramaticais de forma acessível e de fácil assimilação e complementando-os com uma série de dicas importantes para quem pretende escrever - e escrever bem. Cativante, relevante e uma óptima ferramenta para quem se aventura no mundo da escrita, um livro que não posso deixar de recomendar.

Autor: Marco Neves
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário