segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Quando a Terra Era Plana (Graeme Donald)

A ciência está em constante evolução, o que significa que aquilo que há algum tempo era visto como uma certeza absoluta acabou por ser desmentido por descobertas posteriores. Além disso, há teorias "científicas" que se tornaram mitos e que, mesmo depois de desacreditadas, perduraram na mente de muitas pessoas. O que dizer dos ainda existentes devotos da teoria da terra plana? Ou do fenómeno dos tratamentos de irrigação do cólon? Este livro, simples e divertido, debruça-se sobre algumas célebres teorias que se revelaram erradas, mas cujas ramificações se prolongaram ao longo do tempo - com resultados por vezes dramáticos.
Sendo um livro relativamente breve, mas que se debruça sobre vários temas, uma das primeiras coisas que importa dizer é que não é, nem pretende ser, uma análise completa a cada uma destas teorias. O que apresenta é uma descrição em linhas simples destas ideias, origens e propagação, debruçando-se depois sobre as descobertas que desmentiram a sua validade e também sobre o impacto que tiveram na história. E, porque algumas delas são hoje bastante óbvias, o que este livro consegue, além de traçar um retrato bastante interessante sobre a evolução da ciência, é proporcionar também uma leitura divertida. Até porque, além das teorias mais rebuscadas, o próprio registo leve e cativante - com algumas observações deliciosamente certeiras - contribui também para lhe conferir esse tom.
Importa também destacar a estrutura do livro, em que cada capítulo é acompanhado por várias ilustrações e caixas com informações complementares. As ilustrações permitem uma imagem mais clara de algumas explicações mais bizarras - nomeadamente no que toca a... aparelhos. A informação extra, além de acrescentar pequenos detalhes a alguns dos temas expostos, traz também uma secção de mitos "científicos" que ainda perduram actualmente e que esta leitura vem desmentir.
Podia ser um livro mais extenso? Provavelmente não faltariam teorias para acrescentar a este conjunto ou até mais a dizer sobre as que são, de facto, abordadas. Ainda assim, parece ter a medida certa, dedicando-se a várias teorias sobejamente conhecidas e abordando-as e forma concisa quanto baste e sem deixar de fora nada de essencial. Para aprofundar cada tema, haverá certamente outros livros. Este forma um todo bastante eficaz tal como é.
Trata-se, pois, de uma bela leitura para descobrir os meandros mais bizarros da ciência passada - e também para desconstruir algumas teorias que, apesar de tudo, persistem em voltar a aparece. Cativante, divertido e muito, muito interessante, um livro que não posso deixar de recomendar.

Título: Quando a Terra Era Plana
Autor: Graeme Donald
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário