domingo, 11 de agosto de 2019

O Milagre Espinosa (Frédéric Lenoir)

Educado no seio da religião judaica, Baruch de Espinosa cedo começou a fazer perguntas desconfortáveis - perguntas essas que o levariam a ser primeiro visto com desconfiança e depois abertamente repudiado por diferentes religiões. Da religião, passou para a filosofia, e seria esta a gravar o seu nome na história. Este livro aborda de forma sucinta e esclarecedora não só os passos essenciais da sua vida e pensamento, mas principalmente a sua obra maior, transpondo-a para uma visão actual e realçando o que nela existe de intemporal.
Sendo o próprio autor quem descreve como "árida" a leitura da Ética de Espinosa, uma das primeiras coisas a destacar neste livro será necessariamente o registo. É um livro mais breve, pelo que será inevitável que conceitos e visões sejam necessariamente simplificados. Não é, porém, um livro simplista. A voz que confere ao texto - tanto nas descrições biográficas como nas explicações filosóficas - é clara e concisa, mas não deixa nada de essencial de fora. E a divisão entre os diferentes de aspecto consegue também dividir a muita informação em fracções mais fáceis de assimilar.
Outro aspecto a destacar é, claro, a actualidade das ideias e o contraste que existe entre este todo intemporal e certos conceitos desfasados do nosso tempo. Não deixa, aliás, de ser particularmente interessante ver a admiração e o fascínio que o autor professa por Espinosa e reparar que, ainda assim, assume claramente os pontos de discordância, nomeadamente no que toca à opinião do filósofo sobre as mulheres e os animais. É estranhamente fascinante ver como alguém cujo pensamento foi tão inovador para o seu tempo - ao ponto de fazer inimigos de religiões inteiras - acaba por se cingir, em certos aspectos, aos limites do pensamento da época.
E, se este pensamento diverge da obra, já no que diz respeito à vida deixa marcas profundas. Se a filosofia em si tem muito de interessante, já a história do filósofo, nas partes abordadas neste livro, tem também muito de surpreendente, desde as cartas dos amigos católicos apelando ao arrependimento a uma expulsão que, séculos depois, se manteve por... falta de arrependimento. E é notável a forma como os laços entre vida e obra ganham forma neste livro: a visão de Espinosa sobre Deus e a Bíblia é indissociável da forma como as religiões reagiram a este pensamento. A ideia é inseparável do homem.
Fica, pois, esta surpreendente imagem: a de um livro em que a história das ideias é também a história do seu autor. E a de uma revitalização para novos tempos de um pensamento com muito de intemporal. Completo, esclarecedor e também muito acessível, um belo livro para conhecer ou recordar a vida e o pensamento de Baruch de Espinosa.

Autor: Frédéric Lenoir
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário