sexta-feira, 20 de setembro de 2019

A Sabedoria dos Idiotas (Nasrudin Hodja)

Parte da venerável tradição dos contos espirituais do Oriente é o facto de, muitas vezes, os "idiotas" que os protagonizam acabarem por dar forma a verdadeiras pérolas de sabedoria. Nasrudin, a figura mítica que serve de protagonista à vasta maioria das histórias deste livro, é a perfeita representação disso: um aparente pobre de espírito, cuja esperteza, artimanha e inesperada sabedoria sobressaem de um conjunto de aventuras - ou desventuras, talvez - tão bizarras quanto cativantes. Desempenhando múltiplos papéis - e olhando o mundo de formas às vezes contraditórias - Nasrudin representa a multiplicidade do espírito. Um espírito... que dificilmente poderia ser mais divertido.
Um dos primeiros aspectos a salientar neste livro é a estranhamente cativante mistura de estranheza e familiaridade que se sente ao ler estas pequenas histórias: estranheza pelos elementos bizarros que, em muitos casos, servem de meio de transmissão da mensagem, e familiaridade porque várias destas histórias são já sobejamente conhecidas. É como regressar, a espaços, a um lugar familiar, para depois passar a algo de completamente novo, o que faz com que a leitura seja, ao mesmo tempo, de fácil assimilação e cheia de surpresas agradáveis.
Sendo algumas destas histórias já conhecidas, torna-se também fácil perceber o porquê da brevidade. Alguns destes pequenos contos cingem-se a meia dúzia de linhas, o que pode, talvez, deixar a impressão de uma história demasiado concisa, mas por outro realça uma das suas facetas mais importantes. É que muitas as histórias que conhecemos têm um tom quase de anedota, de história que se conta a alguém para desbloquear uma conversa. Este equilíbrio entre o cariz leve e humorístico das histórias e a verdade surpreendentemente profunda que, nalguns casos, lhes está subjacente sai reforçado pela brevidade dos contos.
E há Nasrudin, claro, protagonista de quase todas estas estranhas peripécias, perfeito representante do bobo sábio, que recorre a acontecimentos e histórias caricatas para dizer verdades de uma forma mais inofensiva. É como que uma forma diferente de ensinar, a deste bizarro e mítico protagonista. Mas o que é certo é que as ideias ficam no pensamento - mais até do que a estranheza das histórias.
Com o seu estranho protagonista e caricatas aventuras, trata-se, pois, de uma forma completamente diferente de descobrir e assimilar lições espirituais. Leve, cativante e muito divertido, um livro para sorrir... e para pensar.

Autor: Nasrudin Hodja
Origem: Recebido para crítica 

Sem comentários:

Enviar um comentário