quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Ella Fitzgerald (Maria Isabel Sánchez Vegara e Bárbara Alca)

Foi na sequência de uma infância difícil que a atirou para as ruas de Nova Iorque que ela descobriu o seu talento e a sua vocação: o mesmo talento que faria dela uma lenda. Esta é a história de uma menina pequena com um grande sonho, uma enorme persistência e uma imensa voz. De uma lenda, em suma, cujas origens importa conhecer.
Parte do que torna os livros desta colecção tão interessantes é a forma como conseguem realçar o percurso essencial de toda uma vida em tão poucas páginas. Trata-se de um livro infantil, necessariamente breve, mas a verdade é que nada lhe falta para dar a conhecer a história da sua protagonista. E, entre a rima e o ritmo das palavras, a beleza das ilustrações e a força da história propriamente dita, consegue ensinar e inspirar leitores de todas as idades.
Também muito interessante é a forma como as ilustrações parecem ajustar-se na perfeição à história da sua figura central, com a relativa simplicidade que se espera de um livro infantil, mas transmitindo com precisão os ambientes e os pequenos elementos que definem o percurso. Além disso, há um delicado equilíbrio entre novidade e familiaridade: a arte parece pensada para reflectir a vida e o mundo da protagonista, mas há também uma semelhança palpável que faz com que seja fácil reconhecer o facto de este livro pertencer a uma colecção com muitos aspectos em comum.
E, claro, sendo uma história tão breve, tem ainda um interessante efeito secundário, principalmente sobre os leitores mais adultos: a vontade que deixa de aprofundar mais a história da vida de Ella Fitzgerald. Sendo um relato tão simples, mas tão inspirador, deixa uma grande curiosidade em conhecer melhor o seu percurso, em descobrir mais da sua história vida. E esta sede de conhecimento que inspira não pode senão ser uma qualidade.
Bonito, cativante e - à semelhança dos outros volumes desta colecção - completo, apesar da brevidade, trata-se, pois, de um belo livro para dar a conhecer aos mais pequenos uma das grandes lendas musicais. E a sempre repetida - e sempre relevante - mensagem de que um grande sonho pode dar origem a grandes feitos.

Título: Ella Fitzgerald
Autores: Maria Isabel Sánchez Vegara e Bárbara Alca
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário