quinta-feira, 12 de março de 2020

A Long Way Off (Pascal Garnier)

Aborrecido e sem saber ao certo o que fazer à vida, Marc dá por si a ansiar por um destino distante. Não sabe bem onde, mas que seja algures bem longe do mundo e da vida entediante que conhece. E eis que, por capricho, decide realizar esse desejo. Na companhia da filha e do gato, Marc dá início à sua jornada rumo a um destino desconhecido. Mas Anne é uma mulher invulgar e, onde quer que passem, surge algum tipo de mistério. Há pessoas a desaparecer, a morrer. E, anda que Marc não queira vê-lo, está mais perto desses acontecimentos do que julga.
É bastante impressionante a forma como um livro que é, na globalidade, bastante breve, consegue conter tão vastas profundezas de surpresa e ponderação. Marc é a imagem perfeita daquilo a que se poderia chamar crise de meia-idade, farto da vida e sem saber bem o que quer. E é notável que uma história tão breve e tão concisa consiga reflectir tanto sobre a profundidade das suas personagens. Não só sobre Marc e as suas frustrações pessoais, mas também no que diz respeito a Anne, cujas circunstâncias nunca são totalmente explicadas, mas cujo papel na história é fundamental. E até mesmo Boudu, o gatinho gordo, tem uma grande presença, ainda que tranquila e discreta.
Há como que uma ambiguidade a impregnar toda a história. Muito é deixado por dizer, ou meramente insinuado. Ainda assim, tudo parece fazer sentido. O passado de Anne - e também o de Marc - não são o elemento mais importante deste livro. É a viagem que importa, tão simples e aparentemente feita de pequenas coisas, mas tão intensa e cheia de surpresas. O inexplicável fica por explicar. O resto é uma soturna e intrigante viagem que culmina num final particularmente notável.
É como uma escuridão diferente, discreta, quase intangível, mas muito, muito presente. E, ao misturar esta medida de mistério e perigo com os dilemas pessoas do protagonista, tudo se torna muito mais vasto e intrigante - mesmo com todas as coisas que ficam por dizer.
Um equilíbrio perfeito entre concisão e profundidade: é isso que este livro representa. E também uma história estranhamente fascinante sobre uma viagem em família que se tornou sombria - e intensa.

Título: A Long Way Off
Autor: Pascal Garnier
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário