terça-feira, 25 de agosto de 2020

3020 - A Conspiração de Atlântida (R. C. Colaço)

Ano 3020. A descoberta de uma tecnologia inovadora para a produção de energia fez da Federação Lusitana uma das grandes potências mundais. O mundo, esse, é completamente novo, dominado pela tecnologia em todos os aspectos da vida. Mas o delicado equilíbrio da Federação pode estar ameaçado. O criador das plataformas energéticas acaba de morrer misteriosamente e uma investigação oficial pode atrair atenções indesejadas para a plataforma Atlântida. Numa tentativa de ganhar tempo, o cadete Jonas X é enviado para lá a fim de conduzir uma investigação discreta. Mas o inexplicável esconde muitas vezes algo sombrio: enganos... segredos... e uma conspiração.
Passado num futuro distante, em que tudo é diferente excepto as intemporais intrigas e ânsias de poder, é no seu admirável mundo novo e nas peculiaridades que caracterizam que este livro tem o seu ponto mais fascinante. Há toda um conjunto de desenvolvimentos tecnológicos, de construções futuristas e de possibilidades de contacto, deslocação e até armazenamento de memórias, bem como todo um sistema de hierarquias a descobrir. E, sendo certo que esta abundância de elementos novos torna, inicialmente, a leitura um pouco pausada, pois são muitos os pormenores para assimilar, é também toda esta série de inovações que torna este futuro tão intrigante.
Trata-se também do primeiro volume do que se prevê que será uma trilogia, pelo que não será propriamente uma surpresa que muitas coisas fiquem em aberto. Neste sentido, importa realçar dois aspectos. Primeiro, a forma como, de um ponto de partida relativamente pausado, a história vai crescendo em intensidade à medida que os perigos e intrigas começam a manifestar-se. Depois, a forma com, embora deixando praticamente tudo em aberto, este primeiro volume parece culminar num final adequado, em que tudo fica bem longe da resolução definitiva, mas a fase da procura terminou.
E importa ainda olhar um pouco mais para esse crescendo de intensidade que não deriva só do enredo propriamente dito, em que possibilidades e teorias dão lugar a acções mais dramáticas, mas também da própria escrita, que,apesar de alguns lapsos de revisão, consegue progredir das descrições intrigantes (mas, como já disse, pausadas) para um contraste eficaz entre a serenidade forçada das reuniões de crise e a intensidade crescente de uma situação... perigosa.
Um mundo fascinante, uma intrigante teia de segredos e conspirações e um vasto potencial para o que se poderá seguir na história destas personagens: são estas, em suma, as impressões que ficam deste primeiro volume. Um livro cheio de potencial e de boas surpresas a descobrir.

Autor: R. C. Colaço
Origem: Recebido para crítica

1 comentário:

  1. Ola Carla. Muito obrigado pela leotura e pela critica. Muito interessante a tua visao, abordando alguns aspectos que tinham escapado ao autor. Deixa me muito contente que tenhas feito a viagem até 3020. Boa sorte para o teu blogue. Fico ao dispor. R C Colaco

    ResponderEliminar