domingo, 9 de agosto de 2020

Pérola do Dia: Reflexão (Marcus Garcia de Almeida)

O pensamento é uma constante. Molda tudo o que fazemos, as questões que nos colocamos, o tipo de decisões que tomamos e a forma como interagimos com o mundo e com o nosso próprio interior. O pensamento molda atitudes e acções - e é esse o ponto de partida para este livro, que, através de um conjunto de breves reflexões, procura ponderar as múltiplas facetas da vida.
Antes mesmo de mergulhar no conjunto de reflexões que compõem este livro, é o aspecto visual que fica na retina. A abundância de ilustrações, que vão de paisagens a expressões de rostos e cenas do quotidiano, torna o livro apelativo ao primeiro contacto. Além disso, as imagens conseguem complementar o texto e acrescentar profundidade ao que é, essencialmente, uma reflexão concisa, apelando não só ao aprofundamento, mas também à interpretação pessoal do equilíbrio entre texto e imagem.
Quanto aos textos propriamente ditos, sobressai, em primeiro lugar, a relativa brevidade, que, ao cingir-se aos pontos essenciais, permite despertar a ponderação, levantar alguns pontos de vista pertinentes e deixar o resto à avaliação do leitor. Afinal, é quase inevitável que, destas perspectivas gerais, surjam pontos de vista divergentes, consoante o ponto de vista de cada leitor. Fica, pois, uma impressão de equilíbrio entre a concisão das ideias expressas e as amplas possibilidades de aprofundamento que são deixadas ao cuidado de quem lê estas reflexões.
Importa, por último, referir que se trata do primeiro volume do que pretende ser uma colecção maior em que, ao que tudo indica, serão aprofundados temas mais específicos após esta visão mais geral. Assim, se é certo que certos temas parecem estranhamente ausentes do que parece ser uma ampla reflexão sobre a vida, é porque tudo indica que haverá outros volumes para os explorar mais a fundo.
Visualmente apelativo, cativante na escrita e bastante equilibrado na forma como associa às linhas essenciais de um texto conciso o apelo à reflexão do próprio leitor, trata-se, pois, de um livro interessante e do início de uma colecção que promete sê-lo ainda mais. Uma boa leitura, em suma, das que nos fazem pensar.

Título: Pérola do Dia: Reflexão
Autor: Marcus Garcia de Almeida
Origem: Recebido para crítica

2 comentários:

  1. Olá, Carla. Agradeço seu empenho em analisar minha obra e dar visibilidade em seu blog. Seu entusiamos pela literatura e pelos livros é apaixonante. De um apaixonado por livros, autor, escritor e agora Editor, Marcus Garcia de Almeida.

    ResponderEliminar
  2. Ah! lembrando que aos leitores portugueses podem encontrar a obra nas lojas virtuais no endereço: https://bit.ly/30HhNm5 e também que a obra é produzida em formato luxuoso com papel brilhante. Contém mais de 80 ilustrações maravilhosas e altamente instigantes produzida pela ilustradora brasileira Camila Sinfães.

    ResponderEliminar