Rostos na Multidão é uma narrativa com várias camadas, contada por dois narradores. Um deles é uma jovem editora, que se relaciona com o mundo através de escudos: os filhos, o marido, um passado, ao mesmo tempo esmagador e libertador, e uma casa que não consegue abandonar nem ocupar totalmente. À medida que conta o seu passado como editora em Nova Iorque, desesperadamente a tentar convencer o seu diretor a publicar a obra de Gilberto Owen — um obscuro poeta mexicano dos anos 20 que continua a assombrá-la no metro — vai deixando transparecer a lenta mas inevitável desintegração da sua família no presente. Até que a sua história se desdobra na do próprio Owen, o poeta,em tempos amigo de García Lorca e, que termina os seus dias febrilmente num apartamento em Filadélfia.
Um romance intimista, onde as duas histórias são como imagens distorcidas uma da outra e, à medida que nos aproximamos do fim, as vozes de ambos os narradores começam a sobrepor-se até se tornarem uma apenas, numa evocação elegíaca do amor e do vazio.
Valeria Luiselli nasceu na Cidade do México em 1983. O seu primeiro livro, uma coletânea de ensaios intitulada Papeles Falsos, foi publicado em 2010. Escreve regularmente para revistas e jornais, como as Letras Libres e o New York Times. Também escreveu libretos para a Companhia de Bailado de Nova Iorque e, presentemente, está a fazer o doutoramento em Literatura Comparada na Universidade de Colúmbia.
Sem comentários:
Enviar um comentário