Delmore Schwartz nasceu em 1913. Poeta e ficcionista, foi o maior expoente literário da sua geração. Em 1935 escreveu «Nos Sonhos Começam as Responsabilidades e outras histórias», obra-prima da literatura norte-americana do século XX. O prefácio desta edição é assinado por Lou Reed, seu aluno e confesso admirador.
«Nos Sonhos Começam as Responsabilidades e outras histórias» conta a história de um jovem, cujo nome nunca saberemos, que assiste à projecção de um filme mudo num velho cinema de Nova Iorque. Para seu espanto as imagens que desfilam à sua frente são as do romance dos próprios pais. Um livro que é uma ode nostálgica à cidade que nunca dorme. A mais bela, alucinatória e comovente que alguma vez terá sido escrita.
Delmore Schwartz nasceu em 1913, filho de emigrantes judeus. Poeta e ficcionista, foi o maior expoente literário da sua geração que, nos Estados Unidos, cresceu com a Depressão, ganhando proeminência na II Guerra Mundial.
Em Julho de 1935 Delmore escreveu «Nos Sonhos Começam as Responsabilidades», definitivamente a sua obra maior. Amores agitados e a dissipação no álcool cruzam-se com a vida de escritor e a vida académica. Encantava os seus alunos, um dos quais, Lou Reed, o louva no extraordinário prefácio que se publica. Delmore morreu na miséria, em 1966. O seu corpo esteve na morgue três dias sem que ninguém o reclamasse.
Sem comentários:
Enviar um comentário