terça-feira, 18 de abril de 2017

A Menina do Fato Amarelo (Ramona Tudosa)

A menina M. tem uma grande imaginação, muitas memórias e alguns medos. Da vida que conhece, guarda o destroçar da família, as carências, mas também os momentos de magia e as pequenas alegrias. E o tempo que lhe tirou o fato amarelo e a transformou simplesmente em M. Esta é a sua história - ou as suas histórias, contadas em pequenos fragmentos de pequenas memórias. O resto... fica à imaginação. Ou ao muito que se insinua nas emoções.
Basta um olhar a este muito pequeno livro para perceber qual será a sua provável falha: a brevidade. E é-o de facto, não porque o que é contado peca por essa mesma brevidade, mas porque, lidas as suas trinta e poucas páginas, fica a sensação de que muito mais haveria a dizer sobre esta história. Sensação essa que só sai reforçada pelo grande impacto do muito que é dito em tão poucas palavras.
Será, pois, a brevidade o ponto fraco. Mas vamos às forças. E a força maior é a capacidade de emocionar quando tudo o que é dito é tão simples e narrado de forma tão breve. Cada capítulo ou pequeno conto parece ser pouco mais do que um fragmento da memória da protagonista, ficando a impressão de todo um mundo de memórias deixadas por contar. E porém, cada um desses momentos deixa uma marca, pela inocência ou pela desolação, pela tristeza sentida ou pela esperança que o tempo não apagou por completo. E, da mesma forma como cada texto é um fragmento, o que fica são também fragmentos de emoção. Simples, curtos... mas tocantes.
E é curioso como, com tão pouco dito e tanto deixado por dizer, acaba por ficar uma impressão bastante sólida de quem é a menina M. - das suas memórias, da forma como o tempo a moldou, da sua vida depois de ter sido a tal menina do fato amarelo. Ficam perguntas - ficam tantas perguntas! Mas também fica, apesar de tudo, a sensação de que o essencial está lá. E às vezes é no mais simples que estão as coisas mais importantes.
Podia ser uma história muito maior, é certo, e o potencial era vastíssimo. Mas a alma da história, a protagonista, deixa uma imagem mais que clara do seu crescimento. E isso basta para fazer deste muito pequeno livro uma boa leitura.

Título: A Menina do Fato Amarelo
Autora: Ramona Tudosa
Origem: Ganho num passatempo

Sem comentários:

Enviar um comentário