quinta-feira, 13 de abril de 2017

A Tua Segunda Vida Começa Quando Percebes que Não Terás Outra (Raphaëlle Giordano)

Camille tem tudo aquilo de que precisa. Um emprego estável, uma família feliz, uma vida sem grandes dificuldades. Então porque é que a vida lhe parece tão pesada? Não sabe. Mas, na noite em que tem um acidente, as emoções reprimidas explodem e Camille dá por si a chorar compulsivamente diante do desconhecido amável que a deixou usar o seu telefone. O que ela ainda não sabe é que o seu bom samaritano é também o mentor de que tanto precisa. Apresentando-se como rotinólogo, Claude propõe-se orientá-la no seu caminho rumo a uma vida melhor, através de um método estrito, mas cheio de passos surpreendentes. E, sem muito a perder, excepto talvez os seus medos mais profundos, Camille acaba por se deixar levar. Céptica ainda, mas pronta para levar a cabo a mudança de que precisa.
Bastam umas poucas páginas deste livro para perceber a sua base essencial. Ainda que conte uma história, a do percurso de Camille, a verdade é que o objectivo deste livro parece ser essencialmente o de funcionar como livro de auto-ajuda em forma romanceada. Basta ver, aliás, as longas explicações de Claude sobre o seu método para reforçar esta primeira impressão. 
Mas, curiosamente, esta forma de explorar as ideias acaba por as tornar mais cativantes. Sim, é claro que há um método subjacente a todo o enredo e, assim sendo, se não se acreditar no método, é inevitável a impressão de que, pelo menos nalguns aspectos, o que em teoria é muito simples, na prática não será bem assim. Ainda assim, ao apresentar as ideias através do exemplo de Camille, fica-se com uma visão mais clara das suas possíveis implicações - tanto nos sucessos, como nos tropeções e fracassos pelo caminho. E isso permite assimilar melhor as ideias.
Ao tentar equilibrar estas duas facetas do livro - o desenvolvimento da história e a transmissão da mensagem - a autora acaba por deixar alguns aspectos para segundo plano. Há partes do percurso de Camille (principalmente, na relação com a família) que poderiam ter sido mais exploradas. Ainda assim, não deixa de ser agradável acompanhar o seu percurso e, aceite-se ou não o método como um todo, há várias ideias positivas a retirar desta história. E isso já basta para que valha a pena descobri-la.
Mistura de romance e de livro de auto-ajuda, a ideia que fica deste livro de tão longo título é, acima de tudo, a de uma história para transmitir uma mensagem. E, sendo a história agradável e a mensagem positiva, a leitura nunca deixa de cativar. Seria, talvez, interessante saber um pouco mais sobre as personagens. Mas o mais importante é que o essencial está lá.  

Título: A Tua Segunda Vida Começa Quando Percebes que Não Terás Outra
Autora: Raphaëlle Giordano
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário