A Mango tem jeito para muitas coisas - e uma delas é resolver problemas. Por isso, quando se depara com um grande engarrafamento, não tarda nada a decidir agir. O que não está à espera é de encontrar uma estranha lomba na passadeira, que não é uma lomba nem, como muitos pensam, um porco mutante, mas sim um tapir muito assustado. A Mango não hesita e, em menos de nada, começa a conversar com o tapir. E assim faz um amigo invulgar que a acompanhará a casa... e em muitas mais aventuras.
Sendo certo que o conteúdo é sempre o mais importante, uma das primeiras coisas a despertar curiosidade para este livro é o aspecto visual. Porquê? Porque basta um breve folhear para chamar a atenção para um livro em que cada ilustração, cada pequeno detalhe, desperta curiosidade para as aventuras nele contidas. Um livro que cativa ao primeiro olhar e que surpreende a cada novo toque de magia, construindo para essas mesmas aventuras um equilíbrio praticamente perfeito entre texto e imagem.
Este aspecto visual é um bom ponto de partida para um livro que surpreende também noutros aspectos, a começar, desde logo, pela narrativa. Composto por quatro aventuras mais ou menos independentes, mas com uma linha temporal bem definida e pequenas ligações entre elas, este é um livro em que todas as histórias são bastante simples e a escrita corresponde a essa simplicidade. Mas é um livro apenas para o mais novos? Não. E não porque a ternura e o delicioso sentido de humor destas histórias conseguem cativar tanto crianças como leitores mais velhos, e também porque há uma certa magia nas aventuras destas personagens, e a magia, como todos sabemos, não tem limite de idade.
E por falar em personagens... É precisamente nelas que está a grande fonte de toda essa magia. Peripécias curiosas e perigos inesperados à parte, o que sobressai de todo este livro é uma amizade invulgar, mas fortíssima. E não é a amizade uma das coisas mais importantes da vida? A amizade que aceita a diferença, que supera obstáculos, que faz com que quase tudo seja possível... É essa a amizade que une a Mango e o Bambang. E é ela que faz com que todas as suas aventuras e desventuras - divertidas, arriscadas, intrépidas - tenham, no fim, tanto impacto em quem as lê.
A soma de tudo isto é, claro, um livro bonito em todos os aspectos - na história, nas ilustrações, na mensagem. E é isso que, com toda a simplicidade do mundo, mas também com toda a ternura, faz com que este livro seja uma surpresa das boas. Recomendável a todos os leitores.
Título: Mango e Bambang - O Não-Porco
Autoras: Polly Faber e Clara Vulliamy
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário