terça-feira, 25 de abril de 2017

O Meu Pai é o Melhor do Mundo

Lembram-se de quando eram crianças e, na escola ou em casa, faziam postais e presentes improvisados para oferecer à família nas datas especiais? Era divertido, não era? Bem, a impressão que este livro deixa é um pouco a dessa ideia elevada a um nível mais amplo, desafiando o seu leitor (ou, melhor dizendo, autor) a criar um álbum de momentos especiais para oferecer ao pai. E o tipo de actividades que propõe é bastante diverso, desde o simples preencher de informações essenciais, ao desfiar de memórias e características marcantes (de pai e filho), passando, claro, pelas fotografias que perpetuaram alguns desses momentos mais especiais. A ideia? Dizer, de uma maneira criativa, porque é que o pai é o melhor do mundo. O resultado? Cheio de possibilidades.
Sendo um livro pensado para ser um presente - e um presente elaborado pelos mais novos - há, desde logo, duas características essenciais: primeiro a simplicidade, desafiando a criança a ser criativa, mas sem pedir impossíveis; e segundo, a originalidade, pois o próprio aspecto visual do livro apela a criar coisas novas. É este aspecto, aliás, o que primeiro chama a atenção. Cheio de cor, tem um aspecto cativante e engraçado mesmo antes de se começar a preencher. E isso basta para despertar a imaginação. O resto fica a cargo do leitor - perdão, do autor.
Mas fica também uma outra impressão: ao folheá-lo, e imaginá-lo preenchido, surge logo como que uma ideia do tipo de emoções que um presente destes poderá despertar. Por um lado, preenchê-lo é evocar memórias felizes, pontos comuns, todo o tipo de coisas boas - o que não deixa de ser uma bela forma de reforçar afectos. Por outro, para quem o recebe, recordar esses mesmos momentos e ver-se pelos olhos de quem o preencheu também não deve ter um efeito muito diferente. 
A ideia que fica é, por isso, a de um livro potenciador de ternura. Bonito, criativo e cheio de possibilidades, representa ao mesmo tempo uma bela actividade para os mais novos e um presente bastante terno para os melhores pais do mundo - os dos respectivos autores, naturalmente. Um belo desafio, portanto, e um presente muito promissor a ter em conta para uma ocasião especial.

Título: O Meu Pai é o Melhor do Mundo
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário