segunda-feira, 17 de abril de 2017

O Coração de Simon Contra o Mundo (Becky Albertalli)

Simon tem um segredo, inofensivo e natural, mas muito importante para ele. E, sem saber como contar a verdade aos que lhe são mais próximos, encontrou refúgio e amizade na troca de emails com alguém da sua escola. Não sabe quem é o seu correspondente, mas é nas palavras que trocam que encontra a força de que precisa - e guardar esse segredo vale a pena, tendo em conta tudo o que retira da sua amizade virtual. Mas tudo muda no dia em que deixa o email aberto no computador da escola - e alguém descobre o seu segredo. Primeiro, vem a chantagem, depois a revelação. E, obrigado a assumir-se perante todos os que o rodeiam, Simon começa a querer desvendar também o outro segredo - quem é o misterioso Blue. Principalmente, porque o que começou por ser confiança e amizade parece estar a tornar-se algo mais forte...
Relativamente breve e bastante simples tanto na escrita como na história, este é um livro que cativa, em primeiro lugar, pela mensagem positiva. A forma como Simon lida com o facto de ser gay, as dificuldades e as inesperadas reacções positivas que lhe chegam com a revelação da verdade, a forma como este seu grande segredo (ou, pelo menos, a forma reservada com que lida com ele, de início) se entrelaça numa vida muito mais ampla, realçando o facto de haver muito mais na vida e história de Simon além do facto de ser gay... tudo isto se conjuga numa história tão cativante quanto pertinente, em que todos os factores da vida se entrelaçam numa visão muito completa e realista. E este é um dos grandes pontos fortes deste livro - a descoberta dos emails pode ser o ponto de partida para uma grande viragem, mas há muito mais no seu percurso para lá desse segredo.
Também muito interessante é a forma como a autora consegue, apesar de centrar a história na figura de Simon, desenvolver um conjunto mais amplo de personalidades, todas elas com traços mais ou menos marcantes e com um percurso de aprendizagem a percorrer. Há romances a desabrochar, amizades questionadas e reforçadas, pequenas grandes discussões, mudanças de percepção a nível familiar. Ou seja, há sempre algo de interessante a acontecer, seja na relação de Simon com Blue, seja no seu grupo de amigos, seja em casa. E tudo isto é contado de uma forma simples, leve, divertida... mas precisamente com o toque de emoção que a história exige.
Sendo esta também uma história de crescimento, faz todo o sentido que fiquem perguntas em aberto. Aliás, o ponto onde tudo termina para o protagonista dificilmente poderia ser melhor. Há, ainda assim, partes da história que deixam alguma curiosidade insatisfeita - nomeadamente no que diz respeito a Martin. Ainda que talvez haja pequenas pistas para o que poderia ser o passo seguinte, fica sempre em aberto a resolução da situação. E, mesmo não sendo um elemento essencial para o desenrolar do enredo, fica sempre aquela vontade de saber o que poderia ter sido.
Cativante, divertido e positivo - são estes os principais pontos fortes deste O Coração de Simon Contra o Mundo. Uma história de jovens amores e amizades, sem limites nem convenções, em que nem tudo é fácil e muito menos perfeito, mas em que toda a beleza da descoberta está lá. Gostei.  

Autora: Becky Albertalli
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário