segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dead Letters (Caite Dolan-Leach)

Quando a mãe de Ava lhe envia um email a dizer que a irmã gémea morreu num incêndio, Ava dá por si triste e desconfiada ao mesmo tempo. Zelda sempre adorou dramas e as circunstâncias da sua morte parecem demasiado perfeitas. De volta ao local onde cresceu, Ava vê as suas suspeitas subitamente confirmadas. Um email de Zelda dá-lhe a primeira pista para o que parece ser mais um dos jogos da irmã. Mas está viva ou não? Para saber a resposta, Ava terá de seguir as pistas, de A a Z. E, pelo caminho, talvez venha a descobrir algumas verdades desagradáveis que não conhecia ainda.
Um dos aspectos mais impressionantes neste livro é a forma como a autora consegue reunir um grupo de personagens falíveis e, sem parecer criar grande empatia em relação a elas, desenvolver uma história completamente cativante. Apesar de serem gémeas, Ava e Zelda parecem ter vivido numa rivalidade constante, e essa mesma rivalidade estende-se, aparentemente, para além da morte de uma delas. São também o fruto de uma família bastante disfuncional, o que significa que as qualidades das diferentes personagens não são propriamente os seus traços mais evidentes. E, no entanto, a história é intrigante desde o início e cada revelação é um novo passo num crescendo de intensidade que culmina num final completamente surpreendente.
Além disso, não importa realmente que empatia não seja o ponto forte de todas estas personagens. As suas vidas imperfeitas, os pontos em que tudo pareceu correr mal, os segredos, os problemas, as doenças e os vícios… tudo se conjuga num grupo de individualidades bastante interessantes. E sim, os defeitos estão lá, e não há grande redenção a conquistar, mas, ainda assim, há evolução pelo caminho. Uma evolução feita de passos em falso e de espíritos quebrados, mas, ainda assim, algum tipo de progresso. E no fim, tudo parece fazer sentido – mesmo que as respostas nem sempre sejam as mais agradáveis para as personagens principais.
E depois há a escrita, igualmente centrada na acção, no desenvolvimento das personagens, nas emoções e atitudes que desencadearam tudo o que se segue, com uma necessariamente forte componente descritiva, uma vez que as histórias e memórias do passado (lugares, pessoas, acontecimentos) são a base da situação presente. E, contudo, com uma estranha intensidade, não motivada pela acção em si, mas pela aura de mistério que parece envolver até a mais pequena das coisas. Isso faz parte do que desde o início desperta curiosidade… e continua a crescer até ao fim.

Intenso, intrigante… e cheio de surpresas. É esta, pois, a essência deste livro. Uma história cheia de mistérios e de disfuncionalidade – mas também de um estranho tipo de amor fraternal. Muito, muito bom. 

Título: Dead Letters
Autora: Caite Dolan-Leach
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário