Rainhas, pintoras, cientistas, escritoras, activistas... Ao longo dos séculos, foram muitas as mulheres que deixaram a sua marca na história do mundo, e a verdade é que nem todas são tão conhecidas como deveriam. Mas há sempre espaço para começar - e quanto mais cedo melhor, não é verdade? Neste livro, são contadas, de forma muito breve, as histórias de cem mulheres que mudaram o mundo. Histórias capazes de inspirar e encorajar quem decidir conhecê-las.
Pensado para um público jovem, mas capaz de cativar leitores de todas as idades, este é um livro que facilmente chama a atenção pelo aspecto visual. Ricamente ilustrado e cheio de cor, prende a atenção para as histórias que quer contar ao mesmo tempo que dá um rosto a cada uma das suas protagonistas. Ora, isto tanto desperta curiosidade como reforça a mensagem, pois cada ilustração parece ajustar-se na perfeição não só à pessoa que retrata, mas também à história que lhe está subjacente.
E falemos das histórias. Há, obviamente, um elo comum a todas estas cem histórias que constituem este livro: todas as protagonistas são mulheres e todas tiveram (ou têm) um papel de relevo a desempenhar no mundo. Mas há ainda um outro aspecto a sobressair: a diversidade. Diversidade de momentos na história, diversidade de espectros de acção, diversidade de meios e contextos em que se movem. Há histórias de rainhas da antiguidade e de grandes atletas dos nossos dias, de activistas do passado e do presente, de pintoras, escritoras, cientistas que marcaram diferentes épocas. E, claro, há o outro elo em comum a tudo isto: o sonho na base de tudo. O sonho que, seja qual for a área que se pretende seguir, faz com que tudo seja possível, com esforço e dedicação.
No fundo, é esta a imagem principal que fica desta leitura. Sim, as histórias são, todas elas, muito interessantes, ainda que uma só destas figuras bastasse para originar um livro inteiro. Mas, acima de tudo, há uma mensagem positiva a retirar de todos estes exemplos, a de que há sonhos por que lutar e um lugar no mundo para cada jovem sonhadora. No fim, é esta ideia inspiradora que fica - e, sim, neste caso, a idade não importa.
Bonito, cativante e muitíssimo pertinente - assim se pode descrever este Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes. Um livro para aprender, mas, acima de tudo, para inspirar. E para descobrir mais sobre as mulheres que mudaram a história do mundo. Recomendo.
Título: Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes
Autoras: Elena Favilli e Francesca Cavallo
Origem: Recebido para crítica
Sem comentários:
Enviar um comentário