quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Longevidade à La Carte (Helena Mendes da Maia)

A procura da imortalidade ou da fórmula da eterna juventude é algo que data de um passado distante e que, tomando diversas formas, sempre se manifestou. Mas a verdade é que o envelhecimento é algo inevitável. O que se pode moldar é a forma como se lida com esse processo, recorrendo aos meios disponíveis e que passam essencialmente por um estilo de vida saudável, bem como pelo chamado envelhecimento activo. São estes dois aspectos que a autora aborda neste livro, que, mais que um caminho estrito, apresenta conselhos e orientações úteis (principalmente no âmbito alimentar, mas não só) para quem aspira a viver mais tempo e sempre com qualidade de vida.
Um dos problemas que mais surgem neste tipo de livros é que, muitas vezes, a ideia de dieta corresponde a um regime de regras precisas, sendo necessário seguir todos os passos um a um. Não é o caso deste livro, até porque o método da autora não ocupa assim tanto espaço na totalidade da obra. O foco está, acima de tudo, na exposição de conhecimentos úteis - os benefícios dos diferentes tipos de alimentos, o funcionamento dos mecanismos que provocam o envelhecimento, os factores de risco e de protecção para determinadas doenças. Tudo isto permite ao leitor criar o seu próprio sistema, ajustando-se a um estilo de vida mais saudável, sem ter de se cingir a um percurso rígido e repetitivo. E, assim, os benefícios assimilam-se muito mais facilmente, pois é mais fácil ajustar cada elemento às particularidades da vida de cada um.
Também a forma como o livro está escrito contribui para uma fácil assimilação do conteúdo. Agradável e acessível, sem demasiados termos ou números (mas com todos os elementos essenciais a uma compreensão básica dos mecanismos), é de fácil compreensão independentemente da existência ou não de conhecimentos prévios. Além disso, a estrutura simples e organizada faz com que seja fácil voltar atrás - ou relembrar mais tarde - uma parte específica do livro, pois é fácil localizar aquilo que se procura.
Há provavelmente aspectos que poderiam ser mais aprofundados, nomeadamente no que toca às interacções, ou aos possíveis regimes específicos para determinados tipos de doença. Ainda assim, o objectivo parece ser traçar uma visão geral e, nesse sentido, o livro cumpre bastante bem aquilo a que se propõe.
A impressão que fica é a de um livro sobre alimentação saudável que, de forma simples e sem determinar regras demasiado rígidas, permite ao leitor retirar conselhos úteis e muita informação relevante no que diz respeito a uma vida mais saudável. Interessante, pertinente e de leitura agradável, um bom guia para um melhor estilo de vida. 

Título: Longevidade à La Carte
Autora: Helena Mendes da Maia
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário