sexta-feira, 22 de setembro de 2017

More than Bread (Marya Layth)

Uma rapariga olha para as estrelas, em busca do desejo perfeito – esperando que, uma vez que as estrelas guardam todos os segredos da humanidade, a morte de uma delas lhe revele o único desejo que nunca foi pedido. Mas há também uma estrela a observá-la e ela sabe a verdade: se a rapariga soubesse esses segredos, só ficaria ainda mais confusa. A chave da paz que procura é algo diferente. Uma vida diferente.
Simultaneamente conto ilustrado e antologia de poemas, um dos aspectos mais impressionantes neste livro é a sensação de unidade. Conto e poemas, história e pensamentos, tudo se funde num equilíbrio delicado. Equilíbrio esse que parece fluir em cada fragmento do livro, já que cada poema parece reflectir a mesma harmonia do todo, formando, em si, uma espécie de unidade, mas pertencendo também a algo mais amplo e igualmente equilibrado.
Também bastante impressionante é a fluidez da escrita. Alguns dos poemas não têm senão poucas palavras. Outros são mais extensos. Mas, em todos eles, tudo parece fluir com total naturalidade, como se fossem pensamentos errantes pregados ao papel. Essa simplicidade, esse foco nos pensamentos e emoções essenciais, torna a leitura muito mais fluída. E também reforça a mensagem positiva, pois a ideia de uma vida simples, vivida com vista a algo maior, torna-se muito mais evidente na simplicidade das palavras.
Isto também se aplica ao conto. É uma história breve, simples, mas muitíssimo bem escrita e com uma mensagem muito clara. A verdade não está nas estrelas, mas em nós. E essa ideia – a mesma que se move nos poemas – é estranhamente reconfortante.
Portanto, tudo se resume a isto: um livro breve e simples com uma mensagem poderosa. Cativante, com muita matéria para reflexão e muitíssimo bem escrito, num equilíbrio delicado entre pensamento e emoção, um livro memorável. Recomendo.

Título: More than Bread
Autora: Marya Layth
Origem: Ganho num passatempo

1 comentário:

  1. A capa é muito bonita e parece ser um livro interessante. Adicionei à minha lista infinita de livros a ler no Goodreads. Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar