quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O Elmer (David McKee)

O Elmer é diferente de todos os outros elefantes: em vez do habitual cinzento cor de elefante, a pele do Elmer tem retalhos de todas as cores e isso faz com que todos os reconheçam. Mas, um dia, o Elmer cansa-se de ser diferente e decide ir à procura de uma forma de se tornar igual aos outros. Só que aquilo que o torna único não é importante só para ele - e a sua procura da normalidade tem uma surpresa à sua espera...
Muito breve, muito simples e, no entanto com uma mensagem muito forte, este é um daqueles livros para crianças que facilmente arrancam um sorriso a leitores de qualquer idade. E por várias razões. Primeiro, pela inocência com que tudo é contado, enfatizando o valor da diferença e da unicidade de cada um sem perder tempo com os preconceitos que, por vezes, tendem a surgir numa idade mais avançada. Segundo, porque esta diferença é enfatizada com toda a naturalidade: a história é peculiar (ou não tivesse ela como protagonista um elefante às cores), mas flui com a naturalidade de uma imaginação que vê que tudo é possível. E terceiro, a cor do Elmer transborda de toda a história, moldando um livro que é tão bonito na forma como no conteúdo.
Mas volto à diferença para realçar o ponto essencial: a inocência não vê os preconceitos, não discrimina consoante a diferença. Isso virá depois. E é talvez deste ponto que nasce a grande mensagem deste livro. O Elmer é diferente, sim - mas o único a questionar a sua diferença é ele mesmo. Todos os outros o aceitam como é, e é assim que deve ser. E, assim, surge uma ideia pertinente: não será afinal mais fácil do que parece aceitar que todos somos diferentes? E que a diversidade é um elemento natural da vida?
Tudo somado, a impressão que fica é esta: a de uma história simples e bonita para crianças, mas igualmente relevante para leitores mais adultos. E um livro colorido, simples e enternecedor, para regressar à memória de tempos mais inocentes e à simplicidade do essencial. Gostei. 

Título: O Elmer
Autor: David McKee
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário