terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

As Velhas (Hugo Mezena)

São mulheres que, depois de uma longa vida, subitamente se vêem reduzidas a um espaço. O espaço de uma casa vazia, ou de uma casa, de visitas ocasionais ou nulas, ou apenas de fantasmas pesados. Mulheres que envelheceram, mas que vivem ainda no seu próprio mundo, entre os mexericos das vizinhas ou a prisão de um corpo que pouco reage. E o mundo passa, talvez sem ver. E é para ver que serve este livro.
Não é exactamente um romance, na medida de que cada uma destas histórias é essencialmente independente. Também não é apenas um conjunto de contos, já que há pequenas ligações, além, claro, de uma sensação de unidade que parece brotar do todo. E, por isso, poder-se-á começar dizer que, apesar de breve, é um livro difícil de descrever. Cada história ocupa poucas páginas e deixa tanto sem resposta quanta matéria para reflexão. O resultado é um estranho equilíbrio entre uma certa curiosidade insatisfeita (qualquer destas histórias bastaria para um romance) e a sensação de que todas as bases essenciais estão lá.
Talvez não seja a história de nenhuma destas mulheres em específico, embora cada uma delas tenha um percurso e uma personalidade bem vincados. Talvez seja a história da velhice como um todos. E, se olharmos assim para o livro, tudo ganha um novo significado: não temos resposta para tudo, tal como, às vezes, vidas inteiras não chegam para obter respostas; e, entre caminhos tão diferentes, sente-se a mesma solidão, a mesma perda, a mesma mistura de sabedoria e abandono que aguarda lá mais perto do fim do caminho. Mais que de factos, é uma história de impressões, impressões essas que, curiosamente, ganham um maior impacto devido à brevidade. 
E isto reflecte-se na própria escrita, simples, sucinta, mas pejada de afirmações certeiras, de observações perspicazes sobre a passagem do tempo. Da estranha beleza, enfim, que faz com que, apesar de tudo o que fica por dizer, o livro pareça ter tudo aquilo de que precisa. 
Fica, pois, esta estranha marca de um livro tão breve contendo multidões. Multidões de vidas já avançadas - e abandonadas, por vezes - mas cheias, ainda, de histórias para contar. Simples, sim, mas marcante. E também muito pertinente. 

Título: As Velhas
Autor: Hugo Mezena
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário