sábado, 9 de fevereiro de 2019

Improvement (Joan Silber)

Reyna é uma jovem mãe solteira cujo namorado ficará na cadeia durante alguns meses. A tia, Kiki, que em tempos viveu a sua própria história de amor na Turquia, vive agora sozinha é a familiar mais próxima de Reyna. Mas Kiki tem as suas dúvidas sobre Boyd, pois este parece querer envolver a sobrinha numa espécie de esquema criminoso. E, embora Reyna esteja disposta a muita coisa pelo namorado, quando as coisas se agravam subitamente, Reyna vê-se repentinamente obrigada a encontrar o seu próprio caminho.
Embora inicialmente focado em Reyna e na sua tia, um dos aspectos mais surpreendentes deste livro é que não tarda a expandir-se para uma perspectiva muito mais vasta. Reyna está no cerne do principal acontecimento, aquele que mudará muitas vidas, mas a história progride então para um acompanhamento destas vidas e das suas próprias evoluções pessoais. Daí que fique também a impressão de um título particularmente adequado: mais do que apenas a história de Reyna, é uma história de melhoramento - ou pelo menos do melhoramento possível - para todos os envolvidos.
É também uma história muito bem escrita, que dá voz aos aspectos mais marcantes do caminho de cada personagem. Isto, claro, enfatiza as suas principais qualidades, mas também o impacto de cada desenvolvimento. E há uma poesia estranha e melancólica em ver estas pessoas a tentar encontrar, de alguma forma, um lugar na vida. Não um grande feito, nem mesmo, nalguns casos, o melhor dos comportamentos, mas vida, ainda assim. Vida que desabrocha nas grandes qualidades, mas também nos defeitos e no que deles resulta.
No fim, nada termina realmente, mas parece, ainda assim, ser o fim adequado. Cada personagem percorreu o seu próprio caminho de melhoramento e, a partir daí, as suas vidas separaram-se por fim dos acontecimentos que tudo mudaram. O ciclo fechou-se. Esta história acabou. O resto... bem, é outra história que cabe ao leitor imaginar.
Tudo se resume, pois, nisto: uma história intrigante, poética e muito surpreendente, em que as acções de cada personagem podem moldar o mundo à sua volta. Maravilhosamente escrito e inesperadamente intenso, uma leitura bastante impressionante.

Título: Improvement
Autora: Joan Silber
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário