quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Loucuras e Bizarrias de Reis, Rainhas e Fidalgos Infames

Para cada rei, rainha ou grande figura de um país, haverá certamente uma longa história para contar, feita de planos, de acções e de atitudes distintas. Mas algumas dessas figuras destacam-se também os comportamentos estranhos, sejam eles bizarros, um pouco loucos ou mesmo cruéis e sanguinários. E a este tipo de figuras que este livro se dedica, narrando um pouco das suas histórias e também os seus feitos mais... peculiares.
Abrangendo um vasto conjunto de figuras nacionais e estrangeiras, todas com um papel preponderante no seu tempo, é inevitável a sensação, ao ler este livro, de que muito mais haveria a dizer sobre estes protagonistas. Mas não é de uma história completa que se trata. Não é sequer esse o objectivo. O cerne da questão está, como o título indica, nas suas loucuras e bizarrias. E disso este livro tem em abundância.
Há, além disso, um outro lado para esta apresentação sucinta das diferentes personalidades: além de despertar a sempre agradável vontade de saber mais, consegue traçar uma visão geral bastante precisa das suas facetas mais peculiares. Além disso, a estrutura organizada permite também uma consulta rápida caso se pretenda recordar os feitos específicos de alguns destes infames. O resultado é, em suma, uma leitura ligeira e agradável, com todos os elementos essenciais, bem como o bónus acrescido de traçar uma breve (mas um tanto ou quanto horripilante) história da bizarria ao longo dos tempos. 
E, claro, importa ainda mencionar o aspecto visual do livro, com um pequeno retrato de cada protagonista a abrir o correspondente capítulo, o que permite não só associar um rosto aos actos, mas também, quiçá, tentar visualizar certas facetas descritas ao longo do texto. Não é o mais importante, não. Mas acrescenta um certo encanto a um livro que, por si só, já é muito interessante. 
Tudo somado, fica a impressão de um livro relativamente breve e bastante sucinto na abordagem a cada um dos seus protagonistas, mas bastante completo e interessante em termos das linhas essenciais da história. Cativante, agradável e cheio de histórias intrigantes, uma boa leitura, em suma. 

Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário