sábado, 2 de fevereiro de 2019

Ms. Marvel, Vol. 2 - Geração Perdida (G. Willow Wilson e Adrian Alphona)

Kamala Khan descobriu da maneira mais difícil que, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Agora, o Inventor anda atrás dela, enviando máquinas cada vez mais perigosas, ao mesmo tempo que continua a empreender os seus planos maquiavélicos. Há vários adolescentes desaparecidos e é um destes desaparecimentos que faz com que Kamala se cruze com Wolverine, um dos seus heróis favoritos. Juntos, terão de encontrar a jovem desaparecida. Mas esse é apenas o início das revelações, pois, à medida que os contornos dos planos do Inventor começam a revelar-se, também a natureza dos poderes de Kamala se torna mais clara. E a certeza de que é preciso fazer alguma coisa.
Uma das primeiras coisas a sobressair neste segundo volume é que as peculiaridades que inicialmente se estranharam ao entrar nesta história são o que agora a torna tão única e cativante. Dos estranhos poderes de Kamala ao seu delicioso sentido de humor, passando, naturalmente, por um vincado contraste entre a sua natureza de super-heroína e a consciencialização para temas muito reais, são as coisas que tornam esta Ms. Marvel peculiar que a tornam também tão fascinante. E, agora que a conhecemos melhor, é fácil entrar no espírito da aventura, torcer para que seja bem-sucedida e sentir com ela, seja o impulso de agir, seja a confusão de descobrir que é ainda mais diferente do que pensava.
Esta fascinante peculiaridade sente-se em todas as facetas, desde os diálogos perspicazes às grandes sequências de acção, onde o movimento constante se associa a umas quantas expressões deliciosas. E, claro, Kamala pode ser uma super-heroína, mas é também uma adolescente entusiasmada. Daí que a expressividade do seu rosto em certos momentos específicos (com um destaque especial para as interacções com Wolverine) são algo de estranhamente encantador.
Mas voltando à história propriamente dita, há duas facetas que importa destacar. Primeiro, a riqueza e o contraste dos cenários, com o mundo dos adolescentes americanos a contrastar com o ambiente familiar de Kamala e também com o de Attilan. São ambientes muito distintos e os contrastes são notórios, o que, além de tornar tudo mais realista, permite compreender a posição de Kamala enquanto adolescente dividida entre mundos. E depois o equilíbrio, pois, ao longo da história, são muitos os momentos de acção, mas há espaço também para a necessária introspecção, para a análise das circunstâncias e até para uns quantos laivos brilhantes de emoção e de humor. São muitas facetas que convergem num todo harmonioso. E o melhor de tudo é que a conclusão é também, em si, um equilíbrio, encerrando uma fase - a do Inventor - para prometer novas e intensas aventuras. 
Intenso e viciante, trata-se, pois, de um livro imperdível, em que a aventura e a acção se conjugam com uma abordagem serena e perspicaz a um certo conflito geracional. Muito mais do que uma história de super-heróis, um livro cheio de surpresas e de vastíssimo potencial. Que promete ainda novas maravilhas. 

Autores: G. Willow Wilson e Adrian Alphona
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário