terça-feira, 23 de julho de 2019

Em Nome do Amor (Lesley Pearse)

Farta da vida excessivamente pacata de Bexhill, Katy Speed anseia por viver em Londres e, enquanto alimenta esse seu desejo secreto, vai-se entretendo a observar as movimentações da casa do outro lado da rua. Gloria, a proprietária, é uma senhora simpática e deslumbrante que despertou a admiração de Katy. Mas é no momento em que Katy começa finalmente a fazer planos para o seu futuro em Londres que uma tragédia se abate sobre a sua rua: a casa de Gloria ardeu, com ela e a filha lá dentro. E o principal suspeito é o pai de Katy. Vendo essa possibilidade como impossível, Katy começa a investigar outras possibilidades. Mas está longe de imaginar que, ao fazê-lo, acabará por atrair a atenção de um homem muito perigoso...
Parte do que torna os livros desta autora tão cativantes é a sua capacidade de gerar emoções fortes. Este livro não é excepção. Com um conjunto de personagens fortes, um tema sempre actual e pertinente e um enredo cheio de momentos intensos, é fácil entrar no ritmo da narrativa, criar proximidade com as personagens e seguir os seus passos com interesse e emoção constante. E abrir espaço para um romance num cenário tão delicado como aquele em que Katy se move, partindo de um crime para a revelação de muitos outros tidos como aceitáveis na época em que o enredo decorre, é algo de verdadeiramente notável.
Outro aspecto bastante marcante é a forma como a autora constrói as suas personagens num equilíbrio de forças e de vulnerabilidades. Curiosamente, isto não se aplica apenas às protagonistas, já que a imagem inicial de Gloria, glamorosa e demasiado independente aos olhos da sociedade da época, faz com que seja vista como alguém no mínimo duvidoso. E afinal Gloria é um farol nas trevas, apontando novas oportunidades a mulheres vítimas de violência doméstica. Ora, isto definirá o fio condutor de todo o romance, colocando as personagens perante este duro tema e realçando qualidades e falhas na forma como lidam com ele. E, claro, isto abre caminho a uma imensa intensidade emocional, que, associada ao mistério, torna a leitura muito cativante.
Nem sempre esta ambiguidade das personagens impressiona pela positiva, já que a forma como Katy lida com Reilly abre espaço a alguns momentos difíceis de entender. Ainda assim, não deixa de fazer sentido no contexto da narrativa, não só devido à mentalidade da época, mas também porque reforça uma grande verdade: nem todos os monstros se identificam ao primeiro olhar. Alguns são os que parecem mais encantadores. E a capacidade da autora de conjugar este lado mais negro da natureza humana com uma história onde há, apesar de tudo, espaço para a esperança e para o amor é algo de bastante notável.
Emocionante e cheio de surpresas, trata-se, em suma, de uma história cativante, com várias personagens fortes e humanas e um enredo repleto de mistério e de emoção. Uma boa história, em suma, com um tema muito actual e relevante e cheia de beleza e de amor... mesmo em plena escuridão.

Título: Em Nome do Amor
Autora: Lesley Pearse
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário