terça-feira, 16 de julho de 2019

Y - O Último Homem: Dragões de Kimono (Brian K. Vaughan, Pia Guerra, José Marzán Jr. e Goran Sudzuka)

Ampersand continua desaparecido e é preciso recuperá-lo. Para isso, Yorick e as suas companheiras, chegados agora ao Japão, terão de se separar para seguir as duas principais pistas que têm acerca do paradeiro do preciso macaco. Mas nenhum deles está preparado para o que os espera. Allison vai em busca do laboratório da mãe, para o encontrar destruído, seguindo-se depois um reencontro... pouco caloroso. E Yorick, na companhia da Agente 355, terão de enfrentar uma cantora transformada em chefe da Yakuza, que adoptou Ampersand como o filho que nunca teve. Mais uma vez, os perigos são múltiplos... mas talvez as respostas estejam um pouco mais perto.
Novo cenário, novas revelações... as mesmas qualidades. Poder-se-ia resumir assim este oitavo volume em que, entre os muitos novos elementos desvendados, sobressai, mais uma vez, o delicado equilíbrio entre a acção constante, com as suas incessantes reviravoltas, e o desenvolvimento pessoal das personagens. Mais uma vez à espaço para o passado, desta vez de Allison e Alter, mas também para as múltiplas movimentações das diferentes personagens... bem como dos interesses que servem. E o resultado desta conjugação é uma história em que as personagens se tornam cada vez mais próximas e as motivações cada vez mais imprevisíveis.
Há também uma transposição desde equilíbrio para os próprios cenários. Claro que basta o facto de grande parte da história decorrer no Japão para que haja uma certa diferença, e há quadros particularmente marcantes, principalmente no que diz respeito ao laboratório da mãe de Allison. Mas há, acima de tudo, um contraste entre as diferentes facetas: o verde dominante dos jardins contrasta com a desolação onde Alter parece mover-se. Os tons mais vivos do presente contrastam com os mais esbatidos do passado. E há até um certo equilíbrio entre as expressões mais vincadas das personagens nos momentos mais dramáticos e a vaga tristeza que, a espaços, lhes surge no rosto.
Mas voltando à história e às grandes revelações. Não deixa de ser impressionante que, ao oitavo volume e com muitas das grandes perguntas ainda sem resposta, fique a impressão de que muito foi, ainda assim, revelado. As forças em conflito são mais do que se previa, o que se julgava certo afinal não é assim tão claro e, no fim... Bem, no fim, tudo ganha uma nova perspectiva e as perguntas que permanecem sem resposta deixam, acima de tudo, uma vontade irresistível de saber o que acontece a seguir o mais rapidamente possível.
Com o seu núcleo de personagens fortes e a abundância de momentos marcantes tanto a nível de arte como de diálogos, eis, pois, um livro que, mais uma vez, corresponde inteiramente às expectativas, prometendo de forma ainda mais clara novos momentos notáveis para o que se seguirá. Intenso, viciante e cheio de surpresas, um livro memorável e uma série para continuar a seguir.

Autores: Brian K. Vaughan, Pia Guerra, José Marzán Jr. e Goran Sudzuka
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário