segunda-feira, 15 de julho de 2019

Era Proibido (António Costa Santos)

Ainda nos dias de hoje não faltam proibições que nos parecem absurdas, seja por herança de tempos passados, seja por razões mais insondáveis e peculiares. Mas foi o chamado "tempo da outra senhora" o verdadeiro reinado da proibição. Era proibido ir de minissaia para o liceu, era proibido usar isqueiro ou andar de bicicleta sem licença e, como todos sabemos, era proibido ler, escrever ou publicar certos livros. É para os meandros destas proibições que este livro nos convida a viajar, percorrendo não só as mais conhecidas, mas também algumas das mais... invulgares.
Talvez não seja a faceta mais importante, mas um dos primeiros aspectos a chamar a atenção neste livro, contribuindo também para o tornar mais apelativo, vem dos elementos visuais. Entre cartazes publicitários, objectos e fotografias, basta um primeiro folhear para despertar a sensação de regresso ao passado. E, sendo uma história de passados proibidos, estes lampejos desse tempo tornam-se mais interessantes, pois, além de traçarem um retrato visual da época, permitem associar imagens aos "frutos" proibidos.
Outro aspecto que importa destacar é que, embora sendo relativamente breve, pois haveria decerto muito mais a dizer sobre estas proibições e respectivas consequências (principalmente no que toca os livros), trata-se de um livro bastante completo. Dedicando poucas páginas a cada proibição, consegue, ainda assim, no seu registo leve e com laivos de um humor delicioso, traçar uma imagem bem viva do tempo de todas essas proibições. E não só. É que algumas perduraram, outras nunca existiram realmente a não ser nas tácitas normais sociais. E, assim sendo, é inevitável uma certa reflexão, não só sobre o contraste entre a liberdade actual e as proibições do passado, mas também na forma como certas visões de moralidade se podem tornar lei, mesmo não o sendo efectivamente.
Mas nem só do passado vivem as proibições, embora sejam as desses tempos as protagonistas. Há ainda espaço para pequenas observações sobre os problemas e proibições actuais, o que, além de fazer lembrar que há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito a certas liberdades, realça o já referido paralelismo entre moral social e imposições legais. Será, talvez, um aspecto secundário, mas não deixa de ser também muito interessante.
Tudo somado, fica desta leitura a impressão de uma agradável e relevante viagem às proibições de outro tempo, num registo leve e descontraído, mas que nada retira à importância dos temas abordados. Afinal, algumas das proibições desapareceram... mas a memória, essa, continua bem presente.

Título: Era Proibido
Autor: António Costa Santos
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário